Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Outubro Rosa é uma campanha anual... Sobre o câncer de mama... A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20...

       Qual é a missão do ANJO da GUARDA?
20.354 visualizações•Estreou em 2 de out. de 2020
https://www.youtube.com/watch?v=7upcUHe6nEU
___________

Santa Gemma Galgani (12 de Abril)
                              3.458 visualizações•12 de abr. de 2019
         https://youtu.be/nlH2AyIaiu4

))))))))))))))

        Seja muito feliz em tudo que fizer, sempre obediente e agradecido aos seus pais, inclusive, perdoando-os mesmo quando errarem e tendo paciência com os pais e patroes...

        Assim, vencerá tudo e todos os obstáculos.

----        Pelo estudo, plainamos como as andorinhas sobre as casas e cidades e à altas nuvens nos deslocamos por mares e continentes atrás de alimentos e clima ameno e suave...

           Deus cuida delas, muito mais de todos nós, as criaturas como Andorinhas de Deus que somos, criados à Imagem e Semelhança de Deus-Creador (termo arcaico da língua lusitana ou portuguesa para dizer que Deus nos quis e nos criou ( = creou), tirando-nos do nada... )

_____   Ou seja, dando-nos a vida e a vida Eterna em Jesus na cruz, como Mãe a Virgem Maria aos pés da Cruz em João 19,25-27.

               Eu creio e peço: - Aumenta minha fé.... ó Deus de Amor... que ame e saiba perdoar e ser paciente com todos, porque em todos vejo Jesus.

_______

Outubro Rosa é uma campanha anual.

J B PEREIRA

             Pessoal, meus amigos, alunos e leitores, favor observar que o Outubro rosa abaixo tem suas fontes de pesquisa.
             Trata-se de uma pesquisa escolar básica.
              O fundamental é a origem histórica do Outubro rosa na década de 1920 no século  XX. E ainda mais relevante o modo como as primeiras mulheres se dedicaram a vencer o medo e a buscar formas de tratamento contra o câncer de mama logo no início de sua constatação através do toque das mãos e dos dedos, depois de ultrassonografia e uso de quimioterapia.
           A coragem é aliada à solidariedade de entidades, conscientização dos cuidados e exames logo no princípio com o apoio profissional especializado.

____________


          Santo Anjo do Senhor,
meu zeloso guardador,
           se a ti me confiou
a piedade divina,
          sempre me rege,
me guarda,
          me governa
me ilumina.
         Amém!

_________


Presença: Você sabe o que é Outubro Rosa?
04/10/2020 00:01Manuel Garcia

https://www.jornalcruzeiro.com.br/presenca/presenca-voce-sabe-o-que-e-outubro-rosa/

____________
Aluna pesquisadora: Stella Camargo dos Santos
3°A
Português- Prof. João Bosco
 
Outubro Rosa

     Outubro Rosa é uma campanha anual realizada mundialmente em outubro, com a intenção de alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama.

A mobilização visa também à disseminação de dados preventivos e ressalta a importância de olhar com atenção para a saúde, além de lutar por direitos como o atendimento médico e o suporte emocional, garantindo um tratamento de qualidade.

Durante o mês, diversas instituições abordam o tema para encorajar mulheres a realizarem seus exames e muitas até os disponibilizam. Iniciativas como essa são fundamentais para a prevenção, visto que nos estágios iniciais, a doença é assintomática.

Sobre o câncer de mama

O câncer de mama é um tumor maligno que ataca o tecido mamário e é um dos tipos mais comuns, segundo o Instituto Nacional do Câncer – INCA. Ele se desenvolve quando ocorre uma alteração de apenas alguns trechos das moléculas de DNA, causando uma multiplicação das células anormais que geram o cisto.
A importância da mamografia

Segundo o Instituto Oncoguia, diagnosticar o câncer precocemente aumenta significantemente as chances de cura, 95% dos casos identificados em estágio inicial têm possibilidade de cura.

Por isso, a mamografia é imprescindível, sendo o principal método para o rastreamento da doença.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) das 11,5 milhões de mamografias que deveriam ter sido realizadas no ano passado, apenas 2,7 milhões foram feitas.

A diminuição acentuada do exame é um fator de risco para milhares de mulheres e um alerta para a importância da campanha.


Historia

      A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade (www.komen.org).


Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi nos Estados Unidos, começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas a prevenção do câncer de mama, denominando como Outubro Rosa.

Todas ações eram e são até hoje direcionadas a conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce.

Para sensibilizar a população inicialmente as cidades se enfeitavam com os laços rosas, principalmente nos locais públicos, depois surgiram outras ações como corridas, desfile de modas com sobreviventes (de câncer de mama), partidas de boliche e etc.

A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros e etc. surgiu posteriormente, e não há uma informação oficial, de como, quando e onde foi efetuada a primeira iluminação.

O importante é que foi uma forma prática para que o Outubro Rosa tivesse uma expansão cada vez mais abrangente para a população e que, principalmente, pudesse ser replicada em qualquer lugar, bastando apenas adequar a iluminação já existente.

A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em em torno de tão nobre causa. Isso faz que a iluminação em rosa assuma importante papel, pois tornou-se uma leitura visual, compreendida em qualquer lugar no mundo.

A primeira iniciativa vista no Brasil em relação ao Outubro Rosa, foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), situado em São Paulo-SP. No dia 02 de outubro de 2002 quando foi comemorado os 70 Anos do Encerramento da Revolução, o monumento ficou iluminado de rosa "num período efêmero" como relembra o secretário da Sociedade Veteranos de 32 - MMDC, o Coronel PM (reformado) Mário Fonseca Ventura.

Essa iniciativa foi de um grupo de mulheres simpatizantes com a causa do câncer de mama, que com o apoio de uma conceituada empresa européia de cosméticos iluminaram de rosa o Obelisco do Ibirapuera em alusão ao Outubro Rosa.

(...)


Outubro Rosa na Roche

Acompanhe aqui no roche.com.br nossas ações e saiba mais sobre a prevenção do câncer de mama no https://www.mulherconsciente.com.br/

#LaçosQueAbraçam
https://www.roche.com.br/pt/por-dentro-da-roche/voce-sabe-o-que-e-outubro-rosa.html e https://www.jornalcruzeiro.com.br/presenca/presenca-voce-sabe-o-que-e-outubro-rosa/
Enviado por J B Pereira em 14/10/2020
Reeditado em 20/10/2020
Código do texto: T7087156
Classificação de conteúdo: seguro

Comentários

Sobre o autor
J B Pereira
Piracicaba - São Paulo - Brasil
2826 textos (1569261 leituras)
35 e-livros (529 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 18/04/21 21:48)
J B Pereira