Osvaldo Ribeiro Lage ex-prefeito de Pará de Minas e sacerdote (Monsenhor): Nossa HOMENAGEM pós-mortem e LOUVOR AO meu reitor do Seminário de Juiz de Fora (entre 1981-1984): no meu tempo de seminarista! J B PEREIRA

J B PEREIRA

Escritor com 7 livros publicados e e-livros em Recanto das letras como escritor

Professor de Língua portuguesa e literatura e mestre em Crítica da Cultura pela UFSJ em 2011

Evangelizador católico mineiro em Piracicaba e Jaguariúna, SP.

Seminário Santo Antônio – Juiz de Fora/MG (1979-1984)

À família do Nosso Queridíssimo Mons. Osvaldo Lage, meus sentimentos de católico apostólico romano, na esperança de nosso reencontro na Ressurreição de Jesus!

Ao Povo de Pará de Minas, minhas condolências!

Querido Padre e amigo: MONS. OSVALDO LAGE !

Para mim, estas ainda vivo aqui dentro com seu sorriso e suas homilias.

Sua coragem de dizer a verdade e celebrar a amizade.

Emotivo, sincero e perspicaz fez diferença na minha vida de pessoa e católico pelo exemplo de honestidade e bondade.

Vínhamos em seu carro em direção à sua terra de Pará de Minas, quando, em Carandaí, um jovem ciclista no acostamento foi atingido pelo Mons. Osvaldo Lage, que logo o atendeu e o levou ao hospital e comunicou à família do rapaz...

Lá pelas 14 horas, o rapaz estava bem e a cirurgia sucesso total. A bicicleta outra lhe deu novinha... E a família agradeceu!

E fiquei aí em Pará à missa e ouvi bem do meu reitor.

Esta é a lembrança fora do seminário que mantive reservada com carinho o homem leal e amigo...

Deus o tenha na Eternidade como exemplo de vida oração, honestidade, administração objetiva e eficaz sem corrupção, sacerdote bom de pregação e sua gestão no seminário com louvor ad eterno.

___________________

O texto abaixo de autoria de:

http://muspam.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=306:monsenhor-osvaldo-ribeiro-lage-&catid=36:textos&Itemid=89

Monsenhor Osvaldo Ribeiro Lage

A vocação sacerdotal de Osvaldo Ribeiro Lage foi despertada em 1953, quando era pároco da Matriz Nossa Senhora da Piedade – Paróquia de Pará de Minas o Padre Geraldo Maria de Morais Penido, cujas pregações, retiros e motivações fizeram nascer no coração de Osvaldo a vocação sacerdotal. A convivência com os freis franciscanos no período em que foi prefeito de Pará de Minas, em especial com Frei Concórdio, então Diretor do Ginásio São Francisco – Departamento Masculino, foi outro fator que teve forte influência em sua decisão de ser padre.

Assim sendo, em 1962, foi para Juiz de Fora e ingressou no Seminário Maior Redentorista da Floresta, cursando Filosofia. No ano seguinte, foi para o Seminário da cidade de Mariana cursar Teologia, onde permaneceu por seis meses, retornando a Juiz de Fora e dando continuidade ao Curso de Filosofia, com duração de três anos e meio.

Em 2 de julho de 1967, ocorreu a sua Ordenação Sacerdotal na Catedral Metropolitana de Juiz de Fora, juntamente com a de mais cinco redentoristas, pelas mãos de Dom Geraldo Maria de Morais Penido, Bispo Diocesano de Juiz de Fora. A primeira missa celebrada por Padre Osvaldo Ribeiro Lage foi realizada em sua terra natal, Pará de Minas, na Matriz de Nossa Senhora da Piedade, no dia 9 de julho de 1967.

Nesse mesmo ano, em agosto, Padre Osvaldo assume, em São João Nepomuceno/MG, sua primeira paróquia, chamada carinhosamente por ele de “paróquia dos meus amores”. Em 1971, recebe transferência para a Paróquia de São José, em Bicas/MG, onde permaneceu até 1976.

Em novembro de 1969, participou do Cursilho da Cristandade na cidade de Vassouras/RJ,Diocese de Valença, onde acompanhou a formação de lideranças de muitos leigos, tornando-se Diretor Espiritual do Movimento em Juiz de Fora a partir do 2º Cursilho.

Com o falecimento do Padre Aloisio Derossi, Padre Osvaldo sucede-o na Igreja Nossa Senhora do Rosário, em Juiz de Fora,onde permaneceu de 1976 a 1978, sendo a Capela Menino Jesus de Praga, no início de sua caminhada, privilegiada com sua presença e orientação pastoral.

Em 1979, foi nomeado Reitor do Seminário Arquidiocesano Santo Antônio, em Juiz de Fora, pelo então Bispo Dom Juvenal Roriz, local onde permaneceu até 1984.

Em março de 1982, recebeu o título de Monsenhor. Ainda prestou serviços à Arquidiocese de Juiz de Fora como membro do Colégio de Consultores, do Colégio Presbiteral, do Conselho Arquidiocesano de Assuntos Econômicos e Administrativos e da Comissão de Bens Culturais. Foi um dos fundadores do FAS – Fraterno Auxílio Sacerdotal, órgão que até os dias de hoje garante boa assistência a padres doentes e idosos.

Em seguida, foi Pároco da Paróquia Santa Ana, em Belmiro Braga/MG, e também Vigário Geral da Arquidiocese de Juiz de Fora, exercendo igualmente o seu mister como Vigário de transição da Paróquia de Santa Luzia entre 1987 e 1989. Posteriormente, foi designado para a Paróquia de São Geraldo, no bairro Teixeiras, onde permaneceu entre 1992 e 1999.

No dia 21 de agosto de 1999, Padre Osvaldo retornou a Pará de Minas para cuidar da criação da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, assumida por ele em missa solene no dia 25 de março de 2000. Nessa paróquia, permaneceu até dezembro de 2002.

Em 2003, volta para Juiz de Fora, assumindo a Comunidade Menino Jesus de Praga, que faz parte da Paróquia Santíssima Trindade, agregando mais duas comunidades: São Judas Tadeu e Nossa Senhora de Fátima. Sua última passagem foi como vigário paroquial da Paróquia Bom Pastor.

Monsenhor Osvaldo Ribeiro Lage faleceu na tarde do dia 27 de setembro de 2015, na Santa Casa de Misericórdia, em Juiz de Fora.

Uma missa de corpo presente foi realizada às 22 horas do mesmo dia, na Igreja Menino Jesus de Praga, localizada no bairro Poço Rico, em Juiz de Fora.

A celebração foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira.

Na madrugada do dia 28, o corpo de Monsenhor Osvaldo foi trasladado para Pará de Minas, sendo velado no Santuário de Nossa Senhora da Piedade, com celebração de missa de corpo presente.

O sepultamento aconteceu no mesmo dia 28, às 15 horas, no Cemitério Santo Antônio.

Em 1 º de dezembro de 2016 o retrato do Monsenhor Osvaldo Ribeiro Lage foi afixado na Galeria de Benfeitores de Pará de Minas, existente no prédio da Câmara Municipal, durante sessão solene presidida pelo Vereador Geovane Cardoso Correia, Presidente da Câmara.

J B Pereira e http://muspam.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=306:monsenhor-osvaldo-ribeiro-lage-&catid=36:textos&Itemid=89
Enviado por J B Pereira em 27/09/2020
Código do texto: T7073599
Classificação de conteúdo: seguro