Parabéns São José!

Por Nemilson Vieira (*)

Comemora-se hoje, 19 de Março, o dia de São José.

Não se sabe muito sobre a sua vida, mas o que sabemos basta: fôra um homem temente a Deus.

Todos são, mas esse dia é sagrado para os cristãos, católicos; — é uma data especial para ser lembrada e comemorada. — Não é um dia qualquer: é o dia de São José.

Essa santa pessoa teve a mais nobre missão terrena: servir a Deus, ser esposo de Maria, e pai de Jesus (homem).

O seu dia em Minas Gerais, geralmente é coroado com as bênçãos dos céus: ao cair chuvas abundantes; — fenômeno conhecido na capital mineira como a 'Enchente de São José'.

Comecei a trabalhar nesse texto exatamente num dia desses. Após molhar-me nas águas pluviais.

Diz a tradição: se chover no dia de São José têm safra boa o ano inteiro; assim seja!

A devoção a São José é feita de rogos, orações, cantorias…

Devemos dar graças a Deus pela vida de São José; às vezes pouco lembrado, mas foi sem dúvida um dos exemplos dos fiéis, na Terra.

Tudo indica desse homem ter ganhado o céu como herança. Antes de ver o martírio do filho (Jesus) até ao calvário. Com isso poupado de presenciar tamanho sofrimento e dor sem nada poder fazer.

Como bom cristão creu piamente até morrer, que o Filho de Deus salvaria a humanidade no perdão dos seus pecados.

No seu dia comemora-se também o dia do carpinteiro; ofício que exerceu com esmero, a vida inteira.

São José também era conhecido como 'O Carpinteiro de Nazaré'. — Morou nessa cidade ao regressar do Egito, após perseguições das autoridades romanas.

Há dois mil e vinte um anos que o nome mais usado pelas famílias — para o registro do filho é o de 'José'. Isso se dá pelo seu bom nome numa vida piedosa, justa e santa.

A melhor coisa do mundo a ter, ainda é o bom nome; “vale mais que o ouro”.

Por ser o líder familiar da 'Família Sagrada' por excelência o São José se tornou para o segmento católico o “protetor das famílias”.

Pelo fato do Menino Jesus ser perseguido desde o seu nascimento José sofreu muito para cuidar da esposa e filho; naquele tempo conflituoso.

Só deu conta de administrar tamanha missão porque foi obediente a Deus até o fim:

“… José fez tudo como o anjo o determinou…” — Bíblia.

Foram noites em claro, fome, frio, perigos, intempéries do deserto…

Temente e sensível à orientação de Deus, José nunca desistiu da sua caminhada de fé, esperança, crença. Fora fiel aos seus valores morais e espirituais até o fim da sua existência; por certo. Vencera os grandes desafios da vida…

Não temia as perseguições, porque sabia em quem tinha crido; não se assombrava porque cria que Deus era com ele; para fortalecê-lo e ajudá-lo.

Sejamos mais gratos ao Senhor por ter abençoado grandemente o seu servo José, que nos deixou tamanho exemplo de vida e de fé, para todos nós cristãos.

Que tenhamos a graça de trilhar em rastros de homens íntegros e honrados, tementes a Deus de todo o seu coração.

Obrigado Deus, por ter permitido o seu Filho amado deixar o conforto da Sua glória, e por um pouco de tempo permanecido connosco. — Tornou-se homem, e, sacrificou-se, por amor a nós pecadores.

Parabéns a São José, pelo legado deixado à posteridade, ao vencer o que lhe fora proposto. — Cumprir com resignação a sua obrigação material e espiritual: amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo.

*Nemilson Vieira

Acadêmico Literário.