NA SEARA DOS ESCRITORES: MARIA THETIS NUNES

A HISTORIADORA SERGIPANA

Maria Thetis Nunes (Itabaiana 1925 - Aracaju 2009) historiadora sergipana, com inúmeros trabalhos publicados, formou-se em Geografia e História na primeira turma da Faculdade de Filosofia da Universidade Federal da Bahia, e em Museologia no Museu Histórico Nacional, obtendo sempre excelentes colocações. Na universiade, defendeu a tese "Os Árabes: sua influência na civilização ocidental". Por concurso, em 1945 tornou-se professora catedrática do Atheneu Sergipense, sendo a primeira mulher a fazer parte de sua Congregação integrada pelos mais expressivos nomes da intelectualidade sergipana.

Professora fundadora da Faculdade Católica de Filosofia, em 1951, tornava-se a primeira mulher sergipana a ingressar no magistério superior. Em 1956, como representante do Estado de Sergipe, cursou a primeira turma do Instituto Superior de Estudos Brasileiros (ISEB), apresentando no fim do curso o trabalho Sílvio Romero e Manoel Bomfim - pioneiros de uma ideologia nacional. Foi nomeada, em 1961, pelo Ministério das Relações Exteriores, Diretora do Centro de Estudos Brasileiros na Argentina, onde permaneceu quatro anos, tendo lecionado nos cursos de pós-graduação da Universidade Nacional do Litoral. Regressando a Sergipe, com a criação da Universidade Federal, em 1968, tornou-se professora titular de História do Brasil, História Contemporânea e Cultura Brasileira. Na qualidade de decana da UFS, por duas vezes ocupou a Vice-Reitoria. Aposentou-se com 47 anos de magistério, recebendo o título de Professora Emérita. Foi membro do Conselho Estadual de Educação de 1970 a 1981, e do Conselho Estadual de Cultura de 1982 a 1994, sendo sua presidente por seis anos. Foi Presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe por 30 anos. Ocupou a cadeira número 39 da Academia Sergipana de Letras. Aqui seu livro "A História da Educação em Sergipe" (Editora Paz e Terra Educacão) uma de suas grandes contribuições à educação sergipana.

Fonte: Wikipedia

EnzoCB2020

Enzo Carlo Barrocco
Enviado por Enzo Carlo Barrocco em 11/09/2020
Código do texto: T7060379
Classificação de conteúdo: seguro