29 de Agosto de 2020- Tia Araceli Ramos Facuri

Tia paterna do Poeta Luís Carlos Ammirabile Facuri, minha tia porque me adotou, Araceli Facuri Ramos, com 91 anos, é uma dos 12 filhos(as) de Milhem Hanna Fakhoury e Bárbara Chame, uma família síria-libanesa, que veio para o Brasil em época de guerras.

Seu grande sonho, ser escritora.

Casou-se muito jovem, com 19 anos e teve 5 filhos homens.

Passou décadas, cuidando de sua família e de seu bufê de salgados árabes e bolos para festas.

Sempre com uma mente vivaz, uma linguagem expressiva, lúcida até seu últimos dias de vida.

Teve um marido machista, 20 anos mais velho que ela e que nunca incentivou seu sonho.

20 anos atrás, seu filho caçula faleceu aos 35, com uma semana de diferença da morte de seu marido. Foram anos muito difíceis.

Aos 80 anos ela ganhou um computador. Vibrou novamente. descobriu um mundo que favoreceria a publicação de sua obra.

Digitalizou suas obras, procurou revisora, editora e, incrivelmente, aos 83, ela publicou seu primeiro livro, "O Nazista" em 2011. Este romance,

a belíssima história de amor de seus pais que eram libaneses, Milhem Hanna Fakhoury e Bárbara Chame, primeiro eu ouvi da boca do Facuri, depois eu mergulhei nas letras de Araceli, que delícia de história.

Entre a Carne e a Cruz, lançou em 2012 e Três Nações, Duas Vidas, Uma História em 2014.

Sua neta, Gabrielle, afirma que há arquivados no computador outras obras , contos, poesias e músicas.

Com a passagem dela, ontem, grande parte da história da família, a memória deles, se vai também.

Eu, que perdi algumas festas desta família que amo, por um motivo e por outro, agora, perdi a oportunidade de abraça-la.

Amanhã, 31-08-2020 ela será cremada em Embu, conforme manifestação de sua vontade.

Ela tinha grande desejo de ser lida por todo mundo, sua obra fica entre nós.

No céu, com certeza sua grande e linda família, deve estar festejando sua chegada. Aqui, deixa uma família que sempre a amará, já cheios de saudades.

https://aracelifacuri.blogspot.com/p/livros.html