CORAGEM , DETERMINAÇÃO E ALTRUISMO

Imigrante que escalou prédio para salvar criança em Paris ganha cidadania francesa

28 maio 2018

Mamoudou Gassama, de 22 anos, escalou rapidamente a fachada do prédio no 18º distrito em Paris para salvar uma criança de 4 anos

Um imigrante do Mali que salvou uma criança pendurada do lado de fora de um prédio em Paris ao subir pela fachada ganhou a cidadania francesa em reconhecimento pelo ato de bravura.

Um vídeo que capturou o resgate espetacular protagonizado por Mamoudou Gassama, de 22 anos, viralizou nas mídias sociais.

Em menos de um minuto, ele escala a fachada do prédio, subindo de sacada em sacada, e salva o garoto de quatro anos, enquanto um vizinho tenta segurar a criança a partir de um apartamento ao lado.

O presidente da França, Emmanuel Macron, recebeu Gassama no Palácio do Eliseu para agradecê-lo pessoalmente. Depois do encontro, Macron anunciou que Gassama, que estava ilegal na França, receberia a cidadania francesa e um emprego no Corpo de Bombeiros.

Macron também entregou a Gassama uma medalha em reconhecimento por sua bravura. Dias depois, o governo publicou um decreto anunciando que Gassama havia se tornado cidadão francês.

Ele também fechou um contrato de estágio com o Corpo de Bombeiros de Paris.

Gassama contou que estava andando quando viu uma multidão olhando para cima na frente de um prédio.

Em uma entrevista à emissora francesa BFMTV, disse que, quando viu a criança pendurada na sacada, "não pensou, apenas salvou o menino".

"Quando eu o peguei nos meus braços, perguntei por que ele fez isso. Mas ele não me respondeu."

Os bombeiros de Paris disseram que quando as equipes chegaram ao local a criança já tinha sido resgatada. "Por sorte, tinha alguém fisicamente preparado e que tinha coragem para ir pegar a criança", afirmou o porta-voz dos bombeiros à agência AFP.

Depois de resgatar o garoto de 4 anos, Mamoudou Gassama se encontrou com o presidente da França, Emmanuel Macron, que prometeu dar ao "heroi" a cidadania francesa

Autoridades locais citadas pela imprensa francesa disseram que os pais da criança não estavam em casa na hora que o garoto foi para a sacada. O pai foi interrogado pela polícia por suspeita de ter deixado o filho sozinho. A mãe não estaria em Paris na hora.

A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, elogiou o jovem de 22 anos pelo heroísmo.

Ela se referiu a ele como "o homem-aranha do 18º", em referência ao distrito em que o resgate ocorreu.

"Parabéns a Mamoudou Gassama pelo seu ato de bravura que salvou a vida de uma criança na noite passada. Eu tive o prazer de conversar com ele hoje por telefone, para agradecê-lo calorosamente", escreveu Hidalgo no Twitter.

"Ele me explicou que chegou do Mali há alguns meses sonhando em construir uma vida aqui. Eu respondi que esse gesto heróico é um exemplo para todos os cidadãos e que a cidade de Paris vai, obviamente, dar apoio ao esforço dele de se estabelecer na cidade."

" - Un grand bravo à Mamoudou Gassama pour son acte de bravoure qui a permis de sauver hier soir la vie d'un enfant. J'ai eu plaisir à m'entretenir avec lui aujourd'hui par téléphone, afin de le remercier chaleureusement!!! " - Prefeita de Paris Anne Hidalgo

Segundo a mídia francesa, Gassama estava em condição ilegal no país, onde chegou em setembro. Em entrevista à rede RMC, Gassama contou que, "após deixar o Mali, cruzei Burkina Faso e o Níger, para chegar de barco da Líbia, foi bem difícil".

Depois do resgate, tanto a criança quanto Gassama foram levados ao hospital para exames de rotina. O "herói" estava reclamando de dores no joelho e a criança estava em choque, segundo disseram os bombeiros ao jornal francês Le Monde. O menino "está bem".

Nota do divulgador:- Acho que nem todos nós teriamos tal decisão e coragem pois se fracassar seriam duas mortes!!!