As Palavras que não Falei...

Não sei ao certo como começar essas linhas: Talvez com “um bom dia”, “Boa Tarde” ou “Boa Noite” ....

Mas a minha fé nessas horas, fala mais alto e dá o tom da certeza que onde estais é sempre “Bom Dia”.

Nós, não fomos muito “chegados” nessa vida terrestre. Eu sei e o Senhor sabe os motivos que nos afastaram...

Eu gostaria muito de ter guardado comigo mais momentos felizes de nós dois, porém, o “homem forte” que eu convivi, se perdeu no conceito da palavra”.

Não lhe culpo por não saber, o Senhor não teve tanta oportunidade de aprender. Fostes vítima da pobreza, mas se esforçou para que eu e meus irmãos aprendessem.

Mesmo assim fostes: Carpinteiro, biselador, marceneiro, cabeleireiro, artesão, comissário de polícia, sapateiro, desportista e fundou três ou quatro times e foi o primeiro que valorizou as mulheres na pratica esportiva do futebol na Vila do Carmo... enfim, foi e fazia tantas coisas que lhe tornou esse “Homem Forte”, mas que não entendia o conceito da palavra FORTE.

O Senhor, achava que SER FORTE era “não demonstrar: fraqueza, amor, carinho, lágrimas e nem pedir: desculpas ou perdão... ou até mesmo, reconhecer que estava errado”.

Confundiu RESPEITO com MEDO... mas era assim que nos amava.

Fui entender mais tarde com a minha própria vida que amamos aos outros da mesma forma que somos amados e daí surgiu minha necessidade de fazer diferente do amor que recebia em casa.

Fui entender mais tarde que o Senhor não soube o que era “Amor de Pai” e pouco soube o que era “Amor de Mãe” e tudo isso lhe moldou a ferro e fogo dentro de um regime militar vigente na sua época.

A gente quase não se entendia... eu queria que o senhor mudasse, mas a Vida, o tempo e o espaço não foram favorável ao Senhor.

Éramos pessoas diferentes... Com Vida, tempo e espaço diferentes.

Eu sei que fraquejei com Senhor, mas não como Filho!

Eu nunca lhe dei desgosto algum... Porém, fraquejei com o Senhor como Cristão, pois, poderia ter lhe amado mais no momento que mais precisou ser amado; perdoado mais, nos momentos que mais precisou ser perdoado; compreender mais, no momento em que o Senhor se tornou incompreensível...

Perdoei pessoas que me machucaram até mais que o Senhor que me trouxe à vida, e mesma assim, continuei amando essas pessoas, ... mas com o Senhor, fui mais rígido, porque assim o Senhor me fez.

Às vezes, ou muitas vezes... inflexível com sua forma de pensar....

Há muito tempo que eu me preparava para sua partida e me prepara para lhe pedi perdão... mas, ...

Não deu tempo ou fui eu que não dei tempo para aquele último abraço longo que o senhor dava; e aquela benção extensa que mais parecia um sermão; tempo para um último beijo.

Agora, faz seis meses que sua páscoa chegou e no meu peito, só há um desejo:

Voltar para Vila do Carmo e ficar mais perto do Senhor, porque as melhores e mais felizes memorias que guardo do Senhor, foram lá...

Estar mais perto da nossa Mãe do Carmo e recomeçar de onde o Senhor parou e que um dia, em segredo, me confidenciou os seus Sonhos.

Até breve...

SEU *TIROTI...

Atenciosamente...

Seu filho...

Jordão de Seixas Moraes.

Janeiro, 31 de 2017

(* APELIDO DO MEU PAI)