Homenagem ao Dia do Estudante

E eis que nessa correria toda, com tantas atividades e preocupações mais que pandêmicas, não poderíamos deixar de prestar nossa singela homenagem aos queridos(as) estudantes, que verdadeiramente, são a nossa própria razão de sermos educadores.

São os nossos amados estudantes que nos motivam a continuar no trabalho docente e a buscar as melhores formas de interações na relação ensino-aprendizagem, porque afinal esse é o nosso propósito maior, ou seja, o de se alcançar os melhores resultados possíveis que possibilitem a construção da educação para toda a vida. Essa é a melhor e mais significante aprendizagem!

É no dia 11 de agosto que celebramos o direito básico dos cidadãos a terem uma educação de qualidade, capaz de guiá-los pelo mundo do conhecimento e se aventurar nos saberes da formação intelectual e profissional, para que de forma ética, desenvolvam suas habilidades e competências, considerando o outro com dignidade e respeito nas suas relações interpessoais. Essa é a verdadeira ação cidadã do sujeito decente e vocacionado com as práticas do bem viver.

Essa data comemorativa do Dia do Estudante é certamente diferente de todas as outras que aconteceram anteriormente, pois vivenciamos uma outra realidade com o advento da pandemia da Covid-19 em nosso meio e suas implicações, enclausurando as pessoas em seus lares, deixando-as em estado de quarentena, alterando a rotina do viver e dos estudos. Mas tudo isso em breve passará com as graças de Deus.

A missão do estudante é principalmente a de se manter alerta com as circunstâncias do seu derredor, portanto, se motivem para o enfrentamento dos desafios e para dar continuidade a suas leituras, estudos e discussões profícuas na troca de experiências. Acima de tudo, sejam estudantes comprometidos com a boa aprendizagem.

A superação tem nome e chama-se vontade de poder. Assim sendo, que todos os estudantes possam se alegrar com o seu dia e olhar com esperança o futuro desafiador que se apresenta. Vocês são os heróis e heroínas dessas histórias, cujas escritas estão em suas mãos para construírem o melhor enredo e buscar o que existe de mais precioso nesse viver, que é a felicidade. Que Deus os ilumine nessa caminhada. Feliz dia do Estudante!