GRANDE BATALHÃO

Quando o 3º BEC se instalou em Picos-PI, minha cidade, no começo da década de 70, vindo de Natal-RN, trouxe consigo muitas famílias, muita gente, entre militares e civis. Aqui, ao longo dos anos, tive a oportunidade e o prazer de conhecer muitas pessoas potiguares (norte-rio-grandenses) que em grande número vieram de várias cidades do estado do Rio Grande do Norte: Natal, Mossoró, Açu, Caicó, Parnamirim, Currais novos, Ceará-Mirim e outras. E perenemente sempre em contínuas migrações de civis e militares ligados ao 3º BEC (Exército). Alguns, depois de certo tempo, retornaram ao Rio grande do Norte; e muitos deles, entre homens e mulheres, aqui permanecem até hoje, assimilando e adaptando-se definitivamente ao modo de vida daqui, do meu estado do Piauí. E por conta disso, houve ao longo desse tempo um intercâmbio interestadual e uma importante e significativa interação entre o povo picoense, povo de minha cidade de Picos, no Piauí, e o povo potiguar/rio-grandense-do-norte, que aqui vieram morar e para trabalhar como Servidores ou Funcionários Civis e Militares do 3º Batalhão de Engenharia de Construção, do Exército Brasileiro.

Por pertencer às Forças Armadas, O 3º BEC, além de imprimir aqui em nosso meio um ar e sensação de maior segurança, com suas obras de importância e dimensões gigantescas alavancou o progresso e contribuiu enormemente para o desenvolvimento da cidade de Picos e região. A partir de sua chegada, acelerou-se o crescimento da minha cidade e regiões circunvizinhas. Tudo mudou a partir daí...

Foi no 3º BEC onde eu tive a honra e o orgulho de durante um ano servir ao Exército!

Edimar Luz

Picos - PI, 10/08/2020.

Edimar Luz
Enviado por Edimar Luz em 10/08/2020
Reeditado em 10/08/2020
Código do texto: T7031839
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.