O Dia do Padre

São João Batista Vianney, que viveu na França do século 19 e ficou mundialmente conhecido como o Cura D'Ars (Ars é uma pequena localidade francesa), tornou-se por sua santidade um padroeiro dos sacerdotes. Hoje é seu dia e do Dia do Padre.
Os padres possuem um privilégio, um poder que nem os anjos têm. Trata-se da consagração do pão e do vinho, o milagre da Transubstanciação. As espécies de pão e vinho tornam-se o corpo e o sangue de Jesus Cristo.
É preciso entender que a Presença Real de Cristo não ocorre no plano físico ou químico, mas sacramental. Entretanto, ao contrário do que algumas pessoas pensam, não é uma presença simbólica. É sacramental, mística, mas é real. Jesus realmente está presente nas hóstias consagradas e no vinho consagrado. Rigorosamente falando não é mais pão nem vinho a não ser nas aparências, é Cristo em pessoa. Como Deus, Ele tem esse poder.
Por aí vemos o quanto é grande a responsabilidade de um padre: se ele tem esse poder que não é dado aos anjos (e que exerce ao pronunciar as palavras rituais da Consagração na Missa ou fora dela), é também detentor de enorme responsabilidade por seus atos diante de Deus.

Imagem: o Santo Cura D'Ars (fonte Wikipedia)