Fernando Pessoa - Homenagem

Hoje, dia 13 de junho de 2020, comemoraram-se os 132 anos do nascimento de Fernando Antonio Nogueira Pessoa, mais conhecido, como Fernando Pessoa (Lisboa, 13/06/1888 - 30/11/1935), considerado um dos maiores poetas da Língua Portuguesa, sendo sua autoria a criação de mais de setenta heterônimos. Destacam-se Álvaro de Campos, Ricardo Reis e Alberto Caeiro. Um quarto heterônimo de grande importância na obra de Pessoa é Bernardo Soares, autor do Livro do Desassossego, importante obra literária do século XX.

"Falas de civilização, e de não dever ser,

Ou de não dever ser assim,

Dizes que todos sofrem, ou a maioria de todos,

Com as cousas humanas postas desta maneira.

Dizes que se fôssem diferentes, sofreriam menos.

Dizes que se fôssem como tu queres, seria melhor.

Escuto sem te ouvir.

Para que te quereria eu ouvir?

Ouvindo-te nada ficaria sabendo.

Se as cousas fôssem diferentes, seriam diferentes: eis tudo.

Se as cousas fôssem como tu queres, seriam só como tu queres.

Aí de ti e de todos que levam a vida

A querer inventar a máquina de fazer felicidade! "

(Poemas Inconjuntos [262] de Alberto Caeiro)

“ Tenho o dever de me fechar em casa no meu espírito e trabalhar quanto possa e em tudo quanto possa, para o progresso da civilização e o alargamento da consciência da humanidade.”

Sua última frase foi escrita em Inglês: "I know not what tomorrow will bring… " ("Não sei o que o amanhã trará").

Com admiração e carinho, Vanice.

Sugestão de Site:

<http://www.releituras.com/fpessoa_menu.asp>