AOS MESTRES COM CARINHO

Uma das personagens rosianas afirma: "Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende". Assim pode ser definido o poliglota Guimarães Rosa que, em 1934, é aprovado em um concurso no Itamaraty e troca a Medicina pela carreira diplomática.

Dia 15 de outubro comemora-se o dia do professor. Numa fala bastante empolgada e cheia de entusiasmo diz o Sr Ministro da Educação da Espanha, numa curta visita ao nosso País, "...Quantas comemorações estarão presentes nesse magnífico e extraordinário dia, especialmente nesse país em que não há problemas com a educação?..." - Chefe, estamos no Brasil, diz um assessor mais precavido ao ouvido do Ministro.

E para se tornar mais amigável, continua o Sr Ministro: "... Brasileiros que bom que já está chegando o fim do ano e, não obstante, vêm o carnaval, muita alegria, muita festa. Esse país realmente é o mais feliz do mundo.

Pois bem, queiramos que um dia o Ministro da Educação não se equivoque, haja vista que esperamos com fervor ser futura realidade. Assim sonhamos! Embora um pouco distante das reais condições em que se está inserido o ensino brasileiro.

É sabido que o ensino mundial passa por drástica crise, justamente quando se têm um dos melhores meios de se fazer pesquisas, como a rede informática mundial. O que então está ocorrendo com as mentes que não brilham? Não sei. Apenas pressuponho que ainda há meios de reverter a atual crise na educação brasileira. Não é ser otimista, mas acreditar ferozmente que as mentes das pessoas consigam reverter o nosso quadro político, para que assim, com políticos mais responsáveis com o todo, façam melhores investimentos na educação, que, invariavelmente, ocasiona efeitos drásticos na segurança pública, saúde e mais outras incontáveis mazelas sociais.

Aos mestres com carinho especial, não somente neste dia 15 de outubro, mas em todos os momentos de suas vidas, até mesmo quando pressentirem que não há mais fôlego para continuar a caminhada, lembrem-se: somente pela educação é que se consegue reverter a cultura de um povo. Então, mesmo com salários minguados, vocês são extremamente responsáveis pela futura guinada em nosso país que tanto amamos! Reportando-me ao grande escritor que tanto abrilhanta o nosso recanto das letras, Paulo Tadeu R. Rosa, "Muda Brasil!".

Clovis RF
Enviado por Clovis RF em 15/10/2007
Código do texto: T695063