Dia Internacional da Enfermagem

Neste dia 12 de maio se comemora, mundialmente, o Dia da Enfermagem e do Enfermeiro. A data foi escolhida em homenagem à Florence Nightingale, nascida em 12 de maio de 1820 e considerada a “mãe” da enfermagem moderna. No Brasil, a data também lembra Ana Néri, primeira enfermeira brasileira a se alistar voluntariamente em combates militares.

Em tempos de pandemia, esses profissionais, que sempre estiveram e estão na tal “linha de frente” dos atendimentos de saúde, merecem ter sua importância lembrada e reconhecida por todos. Afinal, são eles que se arriscam diariamente à contaminação por uma doença ainda sem cura ou vacina, para salvar o proximo.

No Brasil, ate o momento, são 98 profissionais de saúde mortos por COVID-19, em exercício de sua vocação. São pais, filhos, irmão, amigos, vizinhos. O Governo, mesmo neste dia, não se prezou a falar, a homenagear, a levar uma mensagem de esperança a esses hérois.

Eu, enquanto ser humano, enquanto brasileiro, enquanto usuário do SUS, venho expressar aqui minha gratidão por todo serviço prestado a sociedade, por vocês enfermeiros e enfermeiras. Assim como meus sentimentos as famílias dos profissionais que vieram a óbito, luntando por nossa saúde.

Sei que os dias tem sido de insegurança e medo, e que o Brasil alem da pandemia do COVID-19, também tem encarado sua maior enfermidade, A POLITICA. Sei também que muitos de vocês tem sido atacados em sua vizinhança, atacados ao lutarem por melhores condições de trabalho, tem sido privados de seus salários. Atos de ódio contra pessoas que zelam pela VIDA.

Enfermeiros e Enfermeiras, Fiquem firmes, vocês são a herança que Florence Nightingale e Ana Néri nós deixou. E essa herança de AMOR, CUIDADO, EMPATIA, ENTREGA, mesmo em tempos de trevas, sempre serão maior que o mal deixado pelo holocausto, pela ditadura e tantos outros atentados contra a vida.

Pelo dia de vocês, OBRIGADO,

Por cada dia dedicado ao nosso bem estar, OBRIGADO!

video em homenagem a todos os enferiros e enfermeiras do Brasil e do mundo: https://www.youtube.com/watch?v=xEX7OKIag5k