CULINÁRIA PURA E APLICADA DE AUTO RENDIMENTO

Como sempre disse seu Valdemar;

- Eu digo que tem fartura numa casa, quando chego de manhã bem cedo e escuto a panela de pressão chiando.

Desculpe a redundância na oração, mas quero deixar bem claro, meu pai dizia que só ouvindo o chiado de uma panela de pressão cozinhando um feijão bem cedo, é que achava que naquela casa havia fartura.

Mas a mesma panela que cozinha o feijão, também cozinha a panelada, e é sobre este prato tipicamente do Norte que irei descrever. A panelada seria o que no Nordeste chamam de buchada, preparada com as vísceras do boi, o buxo, as tripas e o mocotó, temperos e verduras a gosto e muito fogo no fundo da panela. Servido com arroz, limão, pimenta, farinha e cheiro verde que é a cebolinha e coentro.

A panelada na verdade é uma bomba de calorias, turbinada de proteínas, e seu Valdemar lhe define como VIAGRA de pobre. Tenho um amigo que me disse não ter medo de morrer, mas o medo que tem é de ouvir de um médico que não poderá mas comer panelada.

Sempre que o telefone tocava em casa ou no trabalha, e do outro lado da linha estava meu pai, das duas uma, ou seu carro estava no prego ou estava me ligando para me convidar para almoçar com ele uma panelada.

Chegando em sua casa como na casa de um cearense, não tinha muita cerimonia, primeiro uma dose de conhaque de alcatrão para abrir o apetite, e em seguida vamos para batalha, que sempre ou na maioria das vezes era vencida em dois combates.

Me lembro de um dia, ele ter dito no meio de uma dessas batalhas, que aquela panelada não estava tão boa como as outras, lhe perguntei porque ele estava achando isso, e ele então respondeu:

- Eu acho que a mulher deve ter lavado demais, eu já falei pra ela que a panelada, para ficar boa, não se pode exagerar na limpeza, porque o que dá o gosto é aqueles pedacinhos de capinzinhos nas tripas.

Depois dessa não deu para ficar sério.

Mas sem dúvida o que jamais vou esquecer são as palavras que dizia quando terminávamos de comer, sempre bem alto e em bom tom;

- É aqui que o pobre vai pra frente e o rico fica a léguas de distância!!

Elton Portela
Enviado por Elton Portela em 09/05/2020
Reeditado em 29/07/2023
Código do texto: T6942649
Classificação de conteúdo: seguro