Tomar cafezinho com Edson Cabariti (Bolinha) Cury no Bar da Av. Brigadeiro Luís Antonio

UMA BIOGRAFIA PARA NINGUÉM ESQUECER!!!! GENTE BOA!!! COMO DIZIA ELE!!!! SAUDADES!!!!

Bolinha (apresentador)

Édson Cury

Nome completo Édson Cabariti

Nascimento 16 de julho de 1936

Santos, São Paulo

Morte 1 de julho de 1998 (61 anos)

São Paulo, São Paulo

Nacionalidade brasileiro

Ocupação Radialista

Apresentador de TV

Procurar imagens disponíveis

Édson Cabariti[nota 1] (Santos, 16 de julho de 1936 – São Paulo, 1 de julho de 1998), mais conhecido artisticamente como Bolinha, foi um radialista e apresentador brasileiro de televisão.

Biografia

Início na TV

Um sírio e ítalo-brasileiro, Édson mudou-se ainda cedo com a sua família para a cidade de Araçatuba. Édson iniciou a carreira como locutor esportivo após ter feito bicos como feirante, engraxate e balconista.

Na TV Excelsior, Édson começou como o responsável pelos flashes esportivos do programa Últimas Notícias.

A estreia como apresentador de programa de auditório ocorreu quase por acaso, em janeiro de 1967: convocado a substituir o apresentador Chacrinha, que havia se desentendido com os diretores da emissora, Édson não apenas levou o programa adiante como também aumentou a sua audiência. Revelou muitos talentos, tais como Eneida Laís, Roberto Makassa, Margareth Menezes, Ítalo Ayala e Jarbas Piccioli.

Clube do Bolinha

Édson veio a tornar-se célebre como o apresentador do programa Clube do Bolinha, o qual ficou no ar durante 20 anos na TV Bandeirantes entre 1973 e 1994 e o qual alcançou 8 pontos de audiência – então, um dos programas-líderes da emissora em audiência.

Uma das atrações do Clube era o quadro Eles e Elas, no qual transformistas e travestis apresentavam-se.

Os mais variados artistas tais como Alan & Aladim, Leandro & Leonardo e Arnaldo Antunes voltaram ao programa após já famosos para agradecer ao programa bem como ao próprio Édson o apoio no início de suas carreiras.

A maior marca do Clube era o elenco de bailarinas, conhecidas carinhosamente como "boletes". O elenco de "boletes" era composto também por certas ex-chacretes. Lista de algumas "boletes":

Zulu (cuja fama era a de nunca sorrir para as câmeras);

Tânia Bang Bang (a secretária pessoal e assistente de produção musical do Clube, casada com o cantor Antônio Luiz – o qual também fazia as vezes de assessor nas viagens da Caravana do Bolinha);

Telma;

Edna Poncell;

Delma;

Inês;

Valquíria;

Norman;

Raquel;

Sonia Lírio;

Sônia Rangel;

Isná;

Gracinha Japão;

Eduarda;

Carla;

Audrey;

Sandra Lee;

Silvana;

Míriam Bianchi;

Rose Cleópatra;

Ana Maria;

Marta Martin;

Verônica;

Leda Zepellin;

Índia Amazonense;

Laura;

Júlia;

Gina Tropical;

Neide;

Sandra Janete;

Olívia;

Fábia;

Lúcia;

Vanderléia;

Beth Balanço;

Beth Gazeta;

Beth Coqueiro;

Iris;

Renata;

Solange;

Marli Bang Bang;

Iara;

Sônia Brasil;

Paola;

Prisclila;

Érica;

Thais;

Kelly;

Valéria;

Rita;

Teca;

Baby;

Marta;

Charlene;

Regiane;

Tânia;

Moara;

Samantha;

Marcela;

Loraina.

Anna

Curiosidade

Um fato dos mais marcantes em toda a trajetória do apresentador – fato o qual ele mesmo sempre ressaltava em pessoa – foi sobre o cantor Paulo Sérgio.

No dia 27 de julho de 1980, Paulo Sérgio fez no Clube aquela que seria a sua última apresentação na televisão. Horas após deixar os estúdios da TV Bandeirantes em São Paulo, o cantor sofreria um derrame cerebral e morreria no dia 29 de julho.

Morte

Édson morreu às 2h30 de 1º de julho de 1998, aos 61 anos – apenas 15 dias antes de completar o 62º aniversário –, vitimado por um câncer no aparelho digestivo.

Estava internado no Hospital 9 de Julho para tratamento da doença que havia sido descoberta três anos antes de sua morte. Nos seis meses antes de Édson morrer, a doença havia se agravado.

Édson está sepultado no Cemitério do Paquetá, em Santos, a sua cidade natal.

Em 2011, Vitória, filha de Édson, começou a reunir documentações e conteúdo diversos pela criação do Instituto Édson Bolinha Cabariti.

Nota do autor:- Na época eu tinha uma loja nessa galeria Brigadeiro na Av. Brigadeiro Luiz Antônio 1564... loja 4 no sub-solo ARTE FOTO SOL!!!! De 1965 a 1968!!!!