AO PARLAMENTO FRANCÊS....

SERVIÇO DE UTILIDADE PUBLICA A QUEM SE INTERESSA POR POLÍTICA PROBA E SEGURA...

Parlamento francês

Tipo

Bicameral

Casas Senado

(Câmara alta)

Assembleia Nacional

(Câmara baixa)

Liderança

Presidente do Senado

Gérard Larcher

Presidente da Assembleia

Claude Bartolone

Estrutura

Assentos 925

348 (Câmara alta)

577 (Câmara baixa)

Sénat français après élections 2017

Grupos políticos da

Câmara alta

Assemblée nationale 2017-11-30

Grupos políticos da

Câmara baixa

Eleições

Última eleição da

Câmara alta

24 de Setembro de 2017

Última eleição da

Câmara baixa

11 e 18 de junho de 2017

Local de reunião

Versailles Palace

Palácio de Versalhes, França

Política da França

O Parlamento da França é o órgão legislativo da República Francesa. É composto pela câmara alta, o Senado (Sénat), e pela câmara baixa, a Assembleia Nacional Francesa (Assemblée nationale). O primeiro parlamento francês foi instituído em 1791, tendo sido convocado na ocasião da elaboração da Constituição de 1791.

Estrutura e Poder

Cada câmara realiza suas sessões em locais diferentes com suas próprias regulamentações. O Palácio do Luxemburgo é ocupado pelo Senado e o Palais Bourbon pela Assembleia Nacional. No entanto, ambas podem se reunir no mesmo lugar e nestas ocasiões são denominadas Congresso da França. O local de reunião do Congresso francês é o famoso Palácio de Versalhes.

O Parlamento se reúne durante 9 meses ao ano. Somente em circunstâncias especiais, o presidente pode reunir o Parlamento fora deste período. Contudo o poder do parlamento diminuíram com relação aos antigos poderes concedidos aos parlamentares durante as repúblicas anteriores. A Assembleia Nacional ainda pode depor um governante por meio de votação e o primeiro-ministro e os ministros devem ser do mesmo partido político e apoiados pela Assembleia. Quando o Presidente da França não pertence ao mesmo partido usa-se o termo coabitação.

O gabinete tem uma forte influência na agenda parlamentar e os membros desfrutam de imunidade parlamentar. Ambos as casas têm comites que escrevem relatórios sobre variados tópicos. Se necessário eles podem abrir comissões parlamentares de inquérito com amplo poder investigativo.

O Parlamento francês, como um órgão legislativo, não deve ser confundido com os parlamentos do Antigo Regime da França que eram os tribunais de justiças com funções determinadas pelo chefe de estado.

O Parlamento, no sentido moderno do termo, surgiu durante a Revolução Francesa. A sua forma - unicameral, bicameral, ou multicameral - e suas funções tomaram formas diferentes ao longo dos diferentes regimes políticos e de acordo com as diferentes constituições.

Nota do divulgador:- Com todo esse pessoal ainda gasta 1/3 do que nos gastamos sendo um país bem mais pobre que os sete mais ricos do mundo!!!!