Balanço dos 1000
Rubigalmente estou festejando
Roendo unhas ansiosamente
Rindo atoa por esse momento
Responsável pelos mil textos
Rascunhados nesse Recanto.
Comecei a escrever, timidamente, em 1999, quando o meu professor, João de Deus, de Língua Portuguesa da 9ª Classe, obrigava-nos a ler livros da União dos Escritores Angolano (UEA). Nessa altura, recordo-me que nas primeiras e últimas páginas dos meus cadernos escolar, gostava de escrever um poema. Em 2003, na comuna da Lucira, enquanto Professor, preenchia, os meus tempos livres, com a escrita, para não sentir muito o isolamento... Em 2009, no Município da Bibala continuei escrevendo e, ali descobri este site Recanto das Letras (RL), onde comecei a publicar na Internet. Assim, no dia 31/01/2009, fiz a primeira publicação. Hoje, passado um pouco mais de 10 anos, público esse texto como o de ordem 1000, que dá uma média de leituras por textos igual a 38.
O Recanto das Letras transformou a minha vida dando-me uma certa animação que, quem não gosta de leitura/escrita, não entende. É o caso duma colega de serviço que rotulava-me como "o homem das páginas castanhas", por causa do meu hábito de navegação nesse site.
No RL, conheci muitas e maravilhosas pessoas, umas desaparecidas, e outras presentes, com comentários que conforta. Mensalmente, recebo em média, cerca de 130 comentários. Com grande satisfação, recordo o primeiro comentário recebido:
"
31/01/2009 18:39 - Sigel
Mas são as gotas que formam o oceano!Se não hover gotas ele pode secar,Melhor não ariscar!Continue com suas palavras, faça a sua parte!Abrçs!
Para o texto: ESTOU PREOCUPADO (T1415302)
"
De igual modo, tenho visitado a página de muitos colegas, onde também deixo alguns comentários nos seus textos. Em média, mensalmente, publico nos textos dos colegas, um pouco mais de 120 comentários.
Março/2013, foi o mês em que mais comentei nas escrivaninhas dos colegas, com 616 comentários. Curiosamente, também foi nesse período que mais comentários recebi, cerca de 409 textos. O meu primeiro comentário foi:
"
03/02/2009 08:39
De facto, mas os homens podem ser tbém como as mulheres.
Para o texto: As mulheres têm algo mais... (T1418794)
De:
"
O meu texto mais lido, com mais de 4800 leituras é um conto de amor "O Professor e a aluna", publicado a 26/10/2012.
Aqui, nesse recanto, interajo com muita gente, entre os primeiros (que procura-se paradelo), destaco:
- Sigel;
- Dusept;
- sandra canassa;
- Maria Luiza D Errico Nieto;
- Irlene Chagas;
- Lucibei;
- Augusta Schimidt;
- Joana Toda Pura;
- Mel Redi;
- Simone Garrido.
Como podem imaginar, não é possível citar todos, mas, por favor, permitam-me indicar, pelos menos, 10 amigos/colegas que com muito amor e carinho, temos interagidos. São eles:
- SanCardoso;
- Haley Romario;
- Walmor Zimerman;
- Marli Caldeira Melris;
- Jô Pessanha;
- Maripenna;
- DILSON POETA;
- Fábio Brandão;
- José Coelho Fernandes;
- zemary.
No dia 5/3/2013, criei o Poema Dalangola (um estilo literário), cuja teoria literária e exemplos, publiquei, no RL, no dia seguinte. Nesse estilo, importa referenciar os 10 primeiros fazedores que são:
- Gislaine Lima;
- Alelos Esmeraldinus;
- Regina Madeira;
- AlexandreCosta;
- Luiz Antônio;
- Jânia Lopes Martins;
- Ilma Albuquerque;
- Adam Poth;
- ANGELICA GOUVEA;
- AnnaLuciaGadelha.
Agradeço a Administração do Recanto das Letras, a todos os colegas que visitaram/visitam a minha Escrivaninha, aos visitantes que deixaram/deixam palavras de apresso nos comentários de meus textos, pois, vós sois a razão da minha existência, da minha alegria, da minha vida poética, muito obrigado e, que Deus, nosso Senhor, nos abençoe sempre. Obrigado a todos, sem se esquecer os senhores abaixo, que com tanta mestria tocaram o meu coração:
- Daniel Miguelavez ou Merlin Magiko;
- Jorge de Oliveira;
- Uma Mulher Um Poema;
- Hull de La Fuente;
- Trovador das Alterosas;
- Jacó Filho;
- Esther Lessa;
- Helena Luna;
- Norma Aparecida Silveira Moraes;
- Esther Ribeiro Gomes.
Por fim, agradeço e peço desculpas, também, a tantos outros amigos e colegas que não pude citar.
Desculpa/obrigado!
Paz e amor!
Vejo no seu coração
Uma grande inspiração
Para nos dar recriação
Peço-te uma redação
Em gesto de manifestação
Também peço ponderação
Dessa minha obrigação!