DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA?

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA?

DIA DA CONSCIÊNCIA INDÍGENA?

DIA DA CONSCIÊNCIA BRANCA?

DIA DA CONSCIÊNCIA MESTIÇA?

DIA DA CONSCIÊNCIA LETRADA?

DIA DA CONSCIÊNCIA ANALFABETA?

DIA DA CONSCIÊNCIA POBRE?

DIA DA CONSCIÊNCIA RICA?

DIA DA CONSCIÊNCIA HUMANA?

DIA DA CONSCIÊNCIA DIVINA?

DIA DA CONSCIÊNCIA?

DIA?

Hoje, dia 20.11.2019, dizem é feriado e DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA!

Tudo bem.

Com diz a Canção…

“Foi de luanda que me trouxeram pra cá. Vim moer cana pra sinhô branco e sinhá...banguê no lombo, meu banzo cantei, fiz lundu.

No meu lamento cantei o maracatu.

Nego sofreu na senzala, nego apanhou, nego fugiu, foi pro mato, quilombo formou. Nego chegou de Luanda, algemado pelas forças do cativeiro.

Nego banto chamava-se Angola, Benguela, Cassange, Angico e Congo.

Nego fugiu da senzala, fugiu da opressão do senhor de engenho.

Nego sofreu, nego apanhou, foi pro mato, quilombo formou.

Nos palmares lutou bravamente, obedecendo ao chefe zumbi.

Ganga Zumba, Zumbi.

Ganga Zumba, Zumbi.

Com o batuque e o seu Lundu

Nego traduz o lamento da raça que chora

cantando que sofre dançando o bailado do Maracatu.

Maracatu, maracatu.

Mara, mara, maracatu!”

Não vim de Luanda, nem de Angola, Benguela, Cassange, Angico ou Congo.

Sou somente brasileira e mestiça… se disser que sou parda vai dá ruim!

Pois pardo, para mim, é um ambiente mal iluminado!

Mas, malcriações à parte, quero hoje homenagear um Mestiço, cujos Ancestrais, talvez hajam vindo de Luanda, de Angola, Benguela, Cassange, Angico ou Congo.

Esse Mestiço atende pelo nome de Manoel Bezerra Neto e É Meu Irmão!

Sua história, até onde sei, é de um Menino, Filho de Mãe Solteira, cujo “pai”, sacana, não quis assumir.

Não assumiu, por que naquela época (1944), e ainda hoje, o que valia/e era/é que “____Filho de puta não tem pai!”

Nossa Mãe era a Filha Predileta do Negro Manoel Bezerra, vulgo Mané Bayé, que também não veio d’além mar. Era somente brasileiro, nordestino, apesar de Negro.

Nosso Avô, não era casado com a Nossa Avó, e mesmo assim, dela só se separou por ter sido assassinado com 14 punhaladas, à traição, deixando 9 crianças órfãs, pra Sinhá Águeda criar, sozinha.

Nossa Mãe, na época estava com doze anos, apenas.

Tornaram-se andarilhos… peregrinos.

Até aportarem numa terra que puderam comprar e fincar um mastro, onde tremulava uma bandeira branca, cuja insignia era a cena da Coroação de espinhos, de Jesus… até hoje lembro como o chamávamos: São Manoel da Paciência!

A terra que compraram, era uma terra boa, produtiva.

Quando chovi era um deleite!

Compraram gado (bovino, cavalar, ovino, caprino, suíno e muar).

Minha Mãe trabalhava no eito, de igual para igual, com os irmãos homens.

E a vida foi acontecendo.

Quando engravidou do Meu Irmão, contava 23 anos, posto que, ela nasceu no dia 24.10.1920, e Meu Irmão, no dia 09.12.1944.

Esse Manoel Bezerra Neto, Meu Irmão, É Um Guerreiro.

Sua história de Vida, qualquer diz contarei.

Por hoje, quero apenas agradecer a Ele, por haver me proporcionado a oportunidade de conhecer Minha Raiz Familiar.

Mestiço esse, que apesar de não haver chegado ao Brasil, nos Navios Negreiros, não sendo descendente de Ganga Zumba e nem de Zumbi, menos ainda do Kunta Kinte, do romance Raízes, do escritor norte-americano Alex Haley. me faz sentir um Orgulho Maiúsculo de ter, correndo nas Minhas Veias, parte do seu DNA (somos meio-irmãos).

A história da Nossa Família, nós sabemos, ou pelo menos eu ainda sei!

Sei quais os “monstros” que enfrentamos e vencemos!

Os que ainda... não vencemos, e talvez nunca venceremos, mas continuaremos lutando contra todos eles: Preconceito Racial, Re-ligioso, Socioeconômico, Cultural, Acadêmico, entre outros.

Hoje, dia 20.11.2019, estou com 66 anos, Meu Irmão, dia 09 do dezembro completa 75.

Por conta da Nossa Guerra-Santa-Diária, temos lapsos de memória… os meus esporádicos… o último foi há 10 anos… por conta de uma perda afetiva brusca e irreversível: o falecimento do meu marido, vitima de câncer de pulmão!

Já os lapsos de memória do Meu Irmão são muito graves… por conta de fortes pancadas na cabeça, oriundas de acidentes.

Não sei se Manoel Bezerra foi/é um bom Pai, para os seus descendentes.

Não sou sua descendente.

Sou sua meia-irmã.

Para mim, até onde eu sei, ele É um Bom Irmão.

Seus Filhos, Meus Sobrinhos e Sobrinhas, são pessoas de Boa Índole.

Foram muito bem criados por ele e pela Minha Comadre/Irmã Terezinha de Lima, uma mestiça raçuda, capaz de enfrentar uma Batalha, cujo prognóstico é derrota, e Vencer!

Sua história de Vida, também é fascinante.

Estou começando a querer escrever biografias… creio que relembrar o passado e escrever sobre ele, é um bom exercício mental!

Aguardem-me.

Adda nari Sussuarana
Enviado por Adda nari Sussuarana em 20/11/2019
Reeditado em 20/11/2019
Código do texto: T6799428
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.