Coisas que minha mãe dizia

À minha mãe Carmélia

Tanta formiga, dessas miúdas, no açúcar

E na hora de adoçar aquele kisuco antigo de uva, eu olhava e dizia: mãe, tem formiga.

Bebe menino, formiga é bom pras vistas.

Naquele tempo e naquela idade eu bebia de vez

e até acreditava que fosse ver além do horizonte.Hoje sabemos que as formigas passeiam em cada local e é bom evitar abusar de sua pequenez.

Das maças não sobravam cascas porque mãe afirmava com convicção e me convencia que as cascas eram boas pra cabeça e que eu ficaria mais e mais inteligente...e eu danava a comer cascas, nem ligava tanto pro fruto, bem mais pro exterior, as cascas de maçã.

Havia, eu acredito que ainda há, uma parte da carne chamada cabelouro, que era difícil de mastigar e minha mãe dizia: vai comer atras da porta que seu cabelo vai ficar mais louro e mais bonito. E lá ia eu, entre crente e incrédulo.Mas com o passar dos dias não é que observei que màe tinha até toda a razão? Fiquei matutando dia desses se era ignorância ou sapiência tudo aquilo que minha mãe dizia numa época bem mais difícil do que esta repleta de crises, não tínhamos de tudo mas o que se tinha era de qualidade, as frutas eram saborosas, a carne seca , o leite, possuiam sabor e conteúdos.Talvez pra driblar a escassez de recursos ela me dissesse ou pra que não houvesse desperdício ou eu não me tornasse um menino luxento, só sei de uma coisa, a mãe da gente tem motivos e razões que só a natureza conhece.A mãe de vocês também diz coisas mais ou menos assim?

Carlinhos Real
Enviado por Carlinhos Real em 05/11/2019
Reeditado em 05/11/2019
Código do texto: T6787690
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.