O GRAMOFONE DE BERLINER: BETO GUEDES

por Enzo Carlo Barrocco

Alberto de Castro Guedes, mineiro de Montes Claros, cantor, compositor e multi-instrumentista, no convés da fragata desde 1951, na sua adolescência já tocava em bandas e aos 18 anos participou do V Festival Internacional da Canção, com sua composição Feira Moderna, em parceria com Fernando Brant. A música mineira sempre foi uma das sua principais influências, juntamente com o rock dos anos 1960 e dos choros de Godofredo Guedes, seu o pai, que era seresteiro. Participante do Clube da Esquina, que o projetou nacionalmente junto com os compositores mineiros Milton Nascimento, Lô Borges e Fernando Brant. Lançou seu primeiro LP, em 1977, A Página do Relâmpago Elétrico que foi um sucesso comercial. Em 1978, lançou seu segundo LP, Amor de Índio, cuja faixa-título foi o maior sucesso de sua carreira. Em 1986, saiu o disco Alma de Borracha pela gravadora Odeon, com o qual ganhou seu primeiro disco de ouro, ultrapassando a incrível marca de 200 mil cópias vendidas A canção "Lágrima de Amor" entrou para a trilha da telenovela Brega & Chique. Alguns anos antes, outro grande sucesso dele, "Sol de Primavera", foi tema de abertura da telenovela Marina, da Rede Globo, em 1980. Hoje Beto segue a carreira solo com o relançamento de seus antigos LPs no formato de CD pela EMI, em 1997. Em 1998 gravou Dias de Paz, uma seleção de releituras que inclui duas inéditas. A Biscoito Fino lançou em 2010, o segundo DVD do cantor, "Outros Clássicos", que traz composições que não são muitas conhecidas. Em 2001 foi lançado um trabalho audiovisual de Guedes, "50 Anos ao Vivo". Em seu álbum "Contos da Lua Vaga", de 1981, destaque para as músicas O Sal da Terra (Beto Guedes e Ronaldo Bastos), Contos da Lua Vaga (Beto Guedes e Márcio Borges) e Noite Sem Luar (Godofredo Guedes).

Enzo Carlo Barrocco
Enviado por Enzo Carlo Barrocco em 29/10/2019
Código do texto: T6782469
Classificação de conteúdo: seguro