Uma mulher incrível

"Para que quiero los pies se tengo alas para volar"

Frida Kahlo

Qualquer um que a visse não conseguia deixar de percebê-la, ainda que não fosse por causa da beleza, pois ela não era mesmo uma mulher bonita, embora tivéssemos de admitir que era bastante interessante, tinha presença e um olhar penetrante, que não apenas observava a fundo as pessoas como também revelava muito de sua alma intensa e atormentada.

Ela tinha, como características mais evidentes, o seu buço e as sobrancelhas cerradas. Seus traços eram fortes e lhe davam um ar um tanto masculinizado. Era pequena e magra, morena e se vestia à mexicana, mostrando orgulho de sua origem. Usava penteados extravagantes e vestidos muito longos para esconder sua perna aleijada, resultado de uma poliomielite. Tinha um ar de pessoa alegre e que amava viver, o que fazia com que pensássemos que tudo corria bem com sua vida, quando, na verdade, ela enfrentava intensas dores físicas como resultado de um terrível acidente que sofrera ainda muito nova. Tal era seu magnetismo e sua força interior que não a achávamos feia ou exótica. Nós a considerávamos fascinante.

Pintora talentosa, mulher de opiniões firmes, gostava muito de pintar e sempre se colocava como tema de suas obras, nas quais víamos como destacava seu buço, as sobrancelhas cerradas, usava cores fortes e revelava seu sofrimento, mas sem autopiedade. Infelizmente, durante sua curta vida, seu talento foi ofuscado pelo seu genial marido, também pintor, com quem viveu um longo e atribulado casamento.

Hoje, vários anos após sua morte, vemos em Frida Kahlo, a genial artista mexicana, um modelo de mulher muito à frente da sua época, autêntica e apaixonada, que viveu sem se lamentar do sofrimento.