Professor do século XXI

Ser Professor acima de ser uma “Profissão”, é uma “Vocação”, uma “Missão”.

É trilhar um caminho longo, ás vezes florido, outras tantas sofrido...

É ser guerreiro, conselheiro, pai, mãe, cantor, ator, doutor e agricultor.

É silenciar, ouvir e aconselhar, reclamar, chorar, lutar, falar e silenciar, silenciar, silenciar.

Ser criticado, por vezes xingado, mas, não revidar, porque não faz parte da sua educação.

É ouvir, calar, e chorar.

É pedir silencio implorar por atenção, e ouvir que é sua obrigação.

É ouvir sempre que é seu dever, e nunca que é um direito ao menos o respeito.

É também ouvir muitos “Nãos”;

“Não tem”;

“Não esta apto a isso ou aquilo”;

“Não pode”;

“Não deve”, entre outros nãos que engavetamos no coração.

É agir com a razão mesmo sabendo que deveríamos agir com o coração.

É projetar, planejar, observar, avaliar, desenvolver, transformar, construir, e continuar a lutar.

É receber um abraço do aluno que aprendeu a lição, um bom dia, ou até mesmo um “bença tia”! Vindo do coração.

É olhar no rosto do seu aluno e saber que ele precisa além de conhecimento, de amor, carinho e atenção. Mesmo que depois ele nem lembre que foi você que lhe deu aquela atenção.

É ser perdão, ser força, ser coragem, ser razão, emoção e compreensão.

É ser amigo, ser parente, competente e sorridente, mesmo que doa o seu coração.

É seguir em frente transformando gente sem esperar retribuição.

É amar sem ser amado, respeitar e não ser respeitado, é ser Cristo, ser Mestre, é aprender com o Divino a seguir sua Missão. (Lila Conceição)

Parabéns para todos nós Professores! Deus e Nossa Senhora nos abençoe!

Lila Conceição
Enviado por Lila Conceição em 15/10/2019
Reeditado em 16/04/2020
Código do texto: T6770178
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.