À cultura popular, à Cornélio Pires e Pedro Massa

Minha homenagem a Pedro Henrique Macerani, Pedro Massa, musicista, historiador, professor, cantor, arranjador e estudioso da cultura caipira, por intermédio de sua posse para a Academia Botucatuense de Letras como Membro Correspondente em Botucatu, S.P.

Falar de Pedro Massa, como é mais conhecido Pedro Henrique Macerani, e não falar de Cornélio Pires é quase impossível. Minha fala não é somente de boas-vindas. Esta, nossa confreira Maria Helena já falou, magistralmente.
Hoje, merece relevância a pessoa e o trabalho constante deste tietense.
Fui agraciada com a cadeira de nº 31, cujo patrono é Cornélio Pires. E, com a colaboração dos amigos, em especial meu orientador, sr. Olavo Godoy, aqui presente, e a confreira Carmen Lucia, com a qual fui até Tietê, local onde Cornélio nasceu, viveu, e deixou muito de seu legado cultural.
Também contei com a gentil e amável acolhida do sr. Secretário de Cultura de Tietê, sr. Benedito Márcio de Paludetto Saccon.
Publicamente, neste mundo tão violento, de tanta insensatez, quero pontuar o quanto a Arte eleva, dignifica e o quanto a representação popular é valiosa.
Quero aqui falar da cultura popular. Quero pontuar o que faz a Literatura e a manifestação popular em regiões como a nossa, como foi em Tietê com Cornélio.
Parafraseando Cora Coralina, "Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina".
Cultura popular pode ser definida como qualquer manifestação cultural (dança, música, festas, literatura, folclore, arte, etc.) em que o povo produz e participa de forma ativa.
E Pedro produz. Conhecendo um pouco de seu trabalho e um pouco do Museu Cornélio Pires, em Tietê, é possível perceber o quanto este Historiador engrandece a cultura e a música popular, mais especificamente, falamos hoje da cultura caipira.
Dizia Adoniran Barbosa, ‘Saudosa Maloca, Dim-dim donde nós passemos os dias feliz de nossa vida.’
Como é bom passar dias felizes aprendendo o que ensinamos, ensinando o que aprendemos! Como foi bom conhecer Cornélio, conhecer Tietê, conhecer seu trabalho, Pedro.
Gratidão e esperamos poder aglutinar conhecimento e cultura. Conte conosco e parabéns!


Vide vídeo de sua mais recente música, O rio Tietê, com o parceiro FábioTomazela
https://www.youtube.com/watch?v=g6ERJbEnY_w
Silvinhapoeta
Enviado por Silvinhapoeta em 01/10/2019
Código do texto: T6758699
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.