3 décadas e 3 D
ir ao cinema é sempre muito bom, mais ir ao cinema com amigos, melhor ainda. O filme era o que menos importava para Mozaniel após mais de três décadas sem ir ao cinema. Sentou-se na poltrona, bem diferente dos anos 70, colocou os óculos e dali em diante não falou mais nada, ficou prestando atenção no filme. Acho que ele pensou que era cinema mudo, só acho!
O filme era o Rei Leão, estávamos com duas crianças, André e Lia, que sorriam bastante das cenas e a única contrariedade que demonstravam era no momento em pegávamos suas pipocas, embora não reclamassem, os olhares diziam que a pipoca ia acabar daquele jeito.
E foi assim que o cinema voltou à vida de Mozá que estava mais feliz que "pinto em bosta". Ao sairmos reclamou que eu e Aury não prestamos atenção no filme, pois ficamos olhando o celular o tempo todo. Bem... tem gente que vai ao cinema para assistir filme no celular, outras, como Aury Saboia, para tirar foto da tela com o celular, quem imaginou no escurinho do cinema do passado que no futuro assistiríamos filme com óculos? É a modernidade ultra moderna!
A primeira vez de Mozá foi melhor que a minha quando usei um óculos 3D pela primeira vez, era um filme de super - herói e em algum momento me desviei de um arremesso de objeto. Pense num mico!
É gratificante a experiência de conviver com pessoas de diferentes gerações. Cada dia aprendo mais um pouquinho. Quando acho que minha cota de amigos se esgotou, eis que a vida coloca outras pessoas na lista.
Mozaniel foi um desses amigos que a vida me deu nos últimos anos. Discordamos de quase tudo e nos identificamos ao discordar, rs. Nos admiramos nas diferenças e semelhanças. Em comum temos a sinceridade e irreverência de ver a vida como ela não é. Honestidade e lealdade para com os amigos, são indispensáveis para mim e para ele.
Assim como Vinicius de Moraes eu não suportaria perder os amigos, até viveria sem os amores. Mozá, igualmente, é um amigo que não desiste dos amigos. Quando estou chorando precisando de um ombro amigo, ele manda eu engolir o choro e deixar de frescura, rs. Mais delicado que pau de cerca! Mas no fundo não passa de uma criança grande. Como diz aquele nosso amigo lá de São Paulo: Eu te amo , Mozá.
Parabéns Mozaniel pelos seus 73 anos de vida. Como você não é mulher, não tem permissão divina para mentir a idade ou repeti-la por uma década.
Aproveite para ouvir A lista.
https://www.letras.mus.br/oswaldo-montenegro/65521/
Foto tirada por Aury Saboia.
INTERAÇÕES
Há um amigo com Sete D’ que é mais chegados que é outros...
Sabe aquela pessoa que “encontra” e mesmo sem te conhecer, mas por meio do seu bom sentido de amar as pessoas não desistiu de mim e nem mesmo de um dia me conhecer em um “recanto” chamado de letras.
Iapois! Ele mesmo! O amigo,
A-MOzaniel . Costumo dizer... Te Love.
Ao logo desse tempo fiquei sem escrever nada, pois o nada já era o suficiente pra mim. Certa vez, uma tarde regada com café no calor de Teresina, mas respirava no “ar” de 20° da cafeteria, risos..., lembrando de suas travessuras de criança, rapaz, namorador e amigo saudoso...e o jovem poeta que nunca se apaga nas raízes da sua vitalidade. Te Love.
Mover o curso da nossa existência, velejar e a maturidade, segundo a autora Judith Viorst, cita alguns tipos de amigos, amigos de conveniência, amigos históricos, amigos de encruzilhada, amigos de gerações diferentes e amigos que aparecem que chamamos às duas da manhã... (tenho certeza que nesse momento tu irás soltar uma daquelas das tuas piadas! Risos...) Esse é o Mozá! Te Love.
Orgulhoso, virado a gota serena! Não gosta de levar muito desconforto...ou melhor, não leva desaforo!
Zangado e irritado, são duas palavras que resumem bem o meu amigo Mozaniel, mas pode ficar tranquilo, não solta fel.
Amigo, companheiro, leal, ansioso e teimoso...
Rodou quase o país inteiro quando decidiu viajar, perdido pelo caminho... quase não chega no destino!
Natural de Teresina, cidade do seu coração, mas um dia desses, segundo ele, pesquisou sua origem , e, descobriu que é descendente de índio APACHE... APACHE-ONADO por mim...! (Risos..) TE LOVE, amigo.
Insegurança, ingratidão e desamor, percebem que chama bastante sua atenção. Te Love.
Encanta—-a-dor...perto do Mozaniel não há quem fique da forma que entrou. Se foi com uma forma...haverá reforma, ele fez graça ao sem graça. Te Love.
Liberdade é um dos seus maiores prazeres, sentir-se livre com compromisso e sem aparência.
Te Love.
Mozaniel, com carinho e apreço. De sua amiga de Teresina. Auricélia Saboia.
Sua amada Amanda Gomes:
Para meu amor de todas as vidas,
Eu te desejo vida, longa vida!
Te desejo muita sorte em tudo que é bom!
E a paz de mil amigos, colorindo o espaço em seu belo tom!
Mozá,
Meu dengo meu xodó nosso laço
dá um nó.
E de nó feito, nenhum feito da mais jeito.
Meu dengo de modo particular,
Meu amor irremediável você
pode notar.
Feliz vida com muito amor!