MINHA AUTO ESCOLA

Ao ver Valentina e Tarcísio,meus sobrinhos, ajudando o avô, meu Pai ,Elisson,vulgo Zinho,a debulhar feijão , lembro de várias histórias que tive com ele, entre elas: A da cancela,da cobra e do Jipe.

Quando criança, via-o tirando o Jipe da garagem pra ir na roça e eu alegremente corria até ele e, pedia :

- Pai, deixa eu ir com o senhor. Eu abro as cancelas...

- Hoje não,filho. Amanhã eu levo você.

Inocentemente , eu aguardava pelo amanhã que sempre era adiado para o amanhã. Hoje, depois de muitos anos ainda não sei por quê não me levava. Devia ter lá seus motivos. Lá ia eu animadamente e,claro, inocentemente, a mando de meus irmãos, fazer a pergunta que até hoje,me arrependo:

- Pai, é verdade que o senhor cria cobras, lá na chácara?

- Diabo. Diabo de cobra,menino. Quem disse uma coisa dessa. Já que não me levava pra roça, nem mesmo me oferecendo para abri as cancelas, assim que chegava com o Jipe e parava em frente de casa,eu entrava dentro dele e ficava brincando de ser motorista. Um dia, esqueceu a chave na ignição e aí...

- Liguei e não sei como consegui sair. Dirigir muito. 2 metros.

Graças a um monte de britas que estava em frente a casa de um vizinho. Nessa hora, Pai e Mãe estavam almoçando e ao ouvir o barulho –lembrou que havia esquecido a chave no Jipe- saíram desesperadamente em direção a rua.

-Diabo de menino malino. Depois desse dia tomei trauma de carro. Talvez isso explique o porquê ainda não aprendi a dirigir.

Não abri as cancelas, mas ele abriu várias ao longo da minha vida.Através de atitudes mostrou-me as virtudes essenciais para formação moral de um cidadão. Não criou cobras , mas sim, filhos. Não aprendi a dirigir, mas sempre procuro conduzir meus pensamentos e minhas atitudes de acordo com os dele.

MEU PAI: MEU INSTRUTOR !