DIA DO SOLDADO – 25 DE AGOSTO

Prólogo

Esta significativa data é tão importante para mim quanto para todos os brasileiros nacionalistas e patriotas que se arrepiam ao ouvirem os acordes do Hino Nacional Brasileiro. Este texto não se trata apenas da exaltação a um herói nacional, mas sobretudo pelo emergir da emoção verdadeira do espírito de quem por longos 32a, 07m e 22d serviu à Pátria com denodo e orgulho de ser brasileiro.

Na data de hoje (25 de agosto), em todo o Brasil, comemoramos o Dia do Soldado. Essa comemoração faz referência à data de nascimento de Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, nascido em 1803. O renomado oficial foi considerado o patrono do Exército Brasileiro e, pela honra desse título, o Dia do Soldado constitui-se como uma homenagem ao seu nascimento.

TODOS SOMOS SOLDADOS

Soldados são pessoas que se alistam para prestar serviços na defesa do país, no Exército, Marinha ou Aeronáutica, além das corporações ligadas ao Estado, como o corpo de bombeiros, polícia militar, e outros. Amigos e patriotas brasileiros: Todos, independente do segmento social, fardados ou não, somos soldados resilientes, guerreiros, briosos, responsáveis, fiéis, destemidos, intimoratos e vencedores.

Brasileiros e brasileiras, recebam minha exemplar continência e meu fraterno abraço. Sintam-se festejados na data de hoje e sempre porque, embora muitos queiram, poucos conseguem superar as adversidades funcionais para que, de forma honesta e honrosa, possam defender seu país (Brasil) e unificar a família consagrando-se um vencedor.

CONCLUSÃO

Amigo guerreiro (a) dos rincões ou confins de nosso imenso Brasil, agradeça a Deus e ouvindo o Hino Nacional Brasileiro, SEMPRE NA DATA DE HOJE (DIA DO SOLDADO) faça uma prece, afirmando sem receio de errar: Sou um soldado aguerrido, equilibrado, fiel e disciplinado com muito orgulho por defender e respeitar as tradições familiares e festejar as conquistas com louvor.

Sabemos das dificuldades socioeconômicas que a nossa briosa nação atualmente enfrenta. Todavia, por sermos resilientes e recalcitrantes assumidos lutamos e pelejaremos sempre acreditando que sairemos dessa apatia ou indolência improficiente para continuarmos vibrando nas datas festivas nacionais.

Continuaremos nossa missão fraterna! Enquanto isso, nos quarteis de todo o Brasil, ensina-se ao jovem brasileiro valores como disciplina, organização, solidariedade e amor à pátria.

Respeitosamente,

Wilson Muniz Pereira - Capitão R/1