ODE À GUARDIÃ DE MEUS TESOUROS E A QUEM MERECE O NIRVANA

Prólogo

EXPLICANDO A PALAVRA ODE

Apesar da sua variedade temática, a ode costuma expressar a admiração por algo ou alguém. Uma ode, por conseguinte, é um poema criado com o objetivo de homenagear ou exaltar. Vários poetas gregos dedicaram odes aos deuses, a atletas, guerreiros e heróis; outros, em contrapartida, preferiram exaltar a figura do amor e os prazeres.

Neste escrito sem métrica escrevo o que me vem à mente em ebulição ao reverenciar meus tesouros, minha família (esposa, filhos e filha)!

A REALIDADE CRUEL COMPROVADA

Assistam. Observem e discordem se forem capazes: As tramas das novelas globais e outras redes de televisão exploram temas ligados à inveja, ciúme, crimes passionais e desonestidade. Também exploram assuntos ligados a identidade de gênero, corrupção; intrigas sociopolíticas e familiares com desafetos que excedem o bom siso, as conveniências básicas da disciplina, ordem, respeito e fidelidade.

Já se foi o tempo em que havia nas letras das músicas e na teledramaturgia um incentivo à paz e fraternidade familiar, mas atualmente não há porque isso não dá pesquisa favorável pelo IBOPE – Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística. Estribadas pela famigerada licença poética as letras das músicas atuais, além de incitarem à violência, contêm erros crassos gramaticais.

Pelos que dirigem as redes televisivas, NÃO EXISTE o menor interesse conjunto em urdirem uma ode ao amor, à paz, ou mesmo à alegria como fez o Alemão Friedrich Schiller. Ele foi o autor de “Ode à alegria” (“Ode an die Freude” na sua versão original). Este poema foi a inspiração de Ludwig van Beethoven ao compor a sua nona Sinfonia, também conhecida como Hino à Alegria.

SOBRE O AMOR

O amor desenvolve a felicidade e reduz o sofrimento, duplicando a nossa alegria e dividindo a nossa dor. ...

Por isso mesmo adoro a guardiã e rainha de meus tesouros (nossos filhos e filha) com essa língua faceira e solta, mas que me ama com louvor.

A PAIXÃO PELA VIDA

Bom mesmo é ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão, perder com classe e vencer com ousadia, porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante.

Quero que transformem suas dúvidas em fé e seus medos em determinação. Dessa forma, seguindo meus ensinamentos e comprovada experiência, todos serão bem-sucedidos vencedores. Quero lembrar a amável família e notáveis leitores que a vida material é curtíssima. Portanto, ignorem quem lhes criticam com severidade e sejam felizes com quem se importa de verdade com vocês.

A COR DO CÉU

Não importa a cor do céu. Azul, verde, amarelo, cinza... Não importa! Quem faz o céu ser bonito e a vida colorida como o esplendor de uma aurora boreal é a crença inabalável de que vocês são importantes para alguém. Para mim vocês são mais do que necessários. São essenciais!

Acreditem: Vocês têm uma luz forte o suficiente para ofuscar a inveja, o desamor com ou sem culpas. Vocês são e serão sempre capazes de sepultarem seus medos para fazerem emergirem suas coragens e determinações para conquistarem seus merecidos nirvanas.

Não importa a cor do céu... Não importa! Vocês serão capazes de mudar essa cor pela força da lealdade, da honestidade, da disciplina e do amor.

O PODER E O SABER SENTIR

Poder sentir é para os fortes e determinados, para os guerreiros vitoriosos e bem-sucedidos muitas vezes desconhecidos; para os que têm respeito às famílias, às tradições, às leis, aos menos favorecidos e para os que lutam e adquirem conforto material e espiritual honestamente sem prejudicar absolutamente ninguém.

A VANTAGEM DO SER RESILIENTE

A vida material é uma eterna provação. Numa ocasião é a perda do emprego (No Brasil atual, em uma família de quatro pessoas há três desempregados), noutro momento é uma extremada frustração com quem fantasiamos a perfeição. Noutro instante é a perda material, mas mantendo a dignidade, sem a possibilidade de estorno. Esses são apenas três exemplos de experiências desafiadoras pelas quais passamos.

Mas no curso sem diploma da vida eu rio das rasteiras casuais, aprendo com meus erros e dos meus afins acreditando que no fim da existência valeu a pena cultuar não apenas as virtudes teologais (Fé, caridade e esperança), mas sobretudo o ser e se manter, a quaisquer custos, resiliente!

Voltarei sem ressentimentos quantas vezes forem necessárias para proteger e orientar os meus semelhantes e até os que não concordam com o meu modo de ser e pensar. Retornarei porque agir com resiliência significa conseguir superar problemas, pressão, obstáculos, ingratidões, traumas, tragédias e outras fontes significativas de provação mantendo a dignidade e o equilíbrio psicológico e emocional.

CONCLUSÃO: VOCÊS MERECEM O NIRVANA!

“Agora, pois, permanecem a fé, a esperança, o amor, estes três; mais o maior destes é o amor”. (I Co. 13.13) “Amar nossa família é nunca desistir de lutar por ela” – esta expressão tomou conta da minha mente durante todo este mês de agosto frio e chuvoso em todo o Estado da Paraíba e me fez refletir mais e mais sobre o tema que eu deveria escrever para homenagear minha família (esposa, filhos e filha).

Nirvana significa o estado de libertação atingido pelo ser humano ao percorrer sua busca espiritual. Escrevo isso porque eu creio na evolução. No progresso pela força da coragem, da determinação, da honestidade, lealdade, luta e disciplina sem tréguas por dias melhores no plano material!

E toda pessoa que consegue se livrar de tormentos como orgulho, ódio, inveja ou egoísmo, sentimentos que afligem o ser humano impedindo-o de viver em paz... MERECE O NIRVANA!