As meninas e a Chula

CTG Rincão Verde 2019

O evento é da tradição gaúcha, Logo no portão, Povo sem Tradição morre a cada geração.

Pouco a pouco, vão chegando as prendas e os peões. Meia idade, idade inteira, rosa nos cabelos.

Ao abrir o fole do Tio Bilia o salão floresce, são vestidos de prenda de todas as cores, salto da bota ritmando no assoalho de madeira. Tudo compassado, dois e dois para os dois lados e uma paradinha para respirar e dançar a rancheira.

Mas eis que de repente, algo inusitado rouba a cena. Casais de crianças vestidas de chiripá se apresentam. Ao olhar mais de perto, fios de cabelos de meninas escapam ao vento. Sim, são tal qual Anita Garibaldi mostrando para o que veio.

São prendinhas que decidiram dançar a Chula ao invés da Valsa. Isso é coisa de adulto, elas querem mesmo é quebrar o sistema.

E o fazem com distinção sem tamanho. Ao longe ainda consigo ouvir o taco da bota.

Os tempos mudaram, mas não mudou a tradição. Tudo vai continuar segundo os costumes do Sul em todas as regiões do mundo.

Essas meninas são guerreiras, a elas eu me reverencio. A tradição gaúcha está salva por mais um século, nas mão dessas que serão mães e com certeza vão embalar seus familiares filhos nos braços do ritmo gaúcho. Houve Encantamento no salão, inundou de alegria o coração dessa aprendiz de poeta.

Railda Masson

Railda
Enviado por Railda em 21/08/2019
Código do texto: T6725764
Classificação de conteúdo: seguro