O Estilo Vocal De John Lennon

Quando os Beatles gravaram "Twist and Shout", a faixa final durante a gigantesca sessão de um dia que produziu o álbum de estréia da banda em 1963, Please Please Me, a voz de Lennon, já comprometida por um resfriado, chegou perto de se acabar. Ele disse: "Eu não pude cantar a maldita coisa, eu estava apenas gritando". Nas palavras do biógrafo Barry Miles, "Lennon simplesmente rasgou suas cordas vocais nos interesses do rock 'n' roll". O produtor dos Beatles, George Martin, conta como Lennon "tinha uma aversão inata de sua própria voz que eu nunca pude entender. Ele sempre dizia para mim: 'faça alguma coisa com a minha voz! ... coloque algo sobre ela ... Que pareça diferente'."

Com o fim dos Beatles e o começo de sua carreira solo, sua voz encontrou uma ampla gama de expressão. O biógrafo Chris Gregory escreve sobre Lennon "começando a expor suas inseguranças em várias baladas 'confessionais' conduzidas por acústica, iniciando assim o processo de 'terapia pública' que culminará nos gritos primitivos de "Cold Turkey" e do catártico John Lennon/Plastic Ono Band." O crítico musical Robert Christgau chama isso de "a maior performance vocal de Lennon ... de gritos a gemidos, é modulada eletronicamente ... ecoada, filtrada e remixada."David Stuart Ryan nota que a entrega vocal de Lennon varia de "extrema vulnerabilidade, sensibilidade e até ingenuidade" a um estilo "áspero".Wiener descreve contrastes, dizendo que a voz do cantor pode ser "a princípio subjugada; logo quase se quebra com desespero".[ Ben Urish, historiador musical, lembra de ter ouvido a apresentação no Ed Sullivan Show dos Beatles de "This Boy" no rádio alguns dias depois do assassinato de Lennon: "Quando os vocais de Lennon atingiram o auge ... doía muito ouvi-lo gritar com tanta angústia e emoção. Mas foram minhas emoções que ouvi em sua voz. Assim como eu sempre tive".

Vinicius Moratta
Enviado por Vinicius Moratta em 18/08/2019
Código do texto: T6723346
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.