O Legado De Kurt Cobain

Mesmo após a sua morte, a música de Kurt, assim como ele próprio, continua a inspirar pessoas ao redor do mundo. Cobain é tido como o herói e ídolo de muitos adolescentes, por conta de suas letras, que tendem a expressar, na maioria das vezes, frustração, raiva, depressão e medo. Nos anos seguintes à sua morte, Cobain foi lembrado como um dos músicos de rock mais famosos da história da música alternativa. Em 2003, foi considerado o 73º melhor guitarrista e o 45º maior cantor de todos os tempos pela revista norte-americana Rolling Stone, e a sétima entre as "22 Melhores Vozes na Música" pela MTV. Em 2006, ficou em vigésimo lugar na lista feita pela revista Hit Parader dos "100 Maiores Cantores de Metal de Todos os Tempos".

Em 2005, um sinal foi colocado em Aberdeen, em Washington, onde se lia "Welcome to Aberdeen - Come As You Are" como um tributo a Cobain. O sinal foi pago e criado pelo Comitê Memorial Kurt Cobain, uma organização sem fins lucrativos criada em Maio de 2004 em honra a Cobain. O Comitê também previa a criação de um Kurt Cobain Memorial Park e um centro juvenil em Aberdeen. O Kurt Cobain Memorial Park foi inaugurado em 2011 no bairro de Aberdeen onde Kurt passou a sua infância, Felony Flats. Inicialmente mantido por voluntários, o parque foi adotado pela cidade de Aberdeen em 2015. Como Cobain não tem túmulo (ele foi cremado, tendo suas cinzas espalhadas no rio Wishkah, em Washington), muitos fãs do Nirvana visitam o parque Viretta, perto da antiga casa de Cobain, no lago Washington, para homenageá-lo. No aniversário da sua morte, os fãs se reúnem no parque para comemorar a sua vida e memória.

Em 2005, uma placa onde se lê Welcome to Aberdeen - Come As You Are ("Bem-vindo a Aberdeen - venha como você é") foi colocada em Aberdeen. "Come as You Are" é o nome de uma das músicas do Nirvana. A placa é um tributo a Cobain.

Gus Van Sant baseou, vagamente, seu filme Last Days, de 2005, em o que pode ter acontecido nas últimas horas da vida de Cobain.

Em meados de 2006, Cobain tomou o lugar de Elvis Presley como a celebridade póstuma mais bem paga, após a venda do catálogo de músicas do Nirvana. Presley recuperou a posição em 2007.

Em janeiro de 2007, Courtney Love começou a tentar vender a biografia de Cobain Heavier Than Heaven (lançada em 2001 pelo jornalista Charles R. Cross) para vários estúdios de cinema em Hollywood para que estes transformassem o livro em um longa-metragem sobre Cobain e o Nirvana.

Uma controvérsia eclodiu em julho de 2009, quando um monumento a Cobain, em Aberdeen, ao longo do rio Wishkah, incluiu a citação de Cobain "Drogas São Ruins Para Você ... Elas Vão Te Ferrar" (em inglês, "Drugs Are Bad For You ... They Will Fuck You Up."). A cidade, então, decidiu censurar o monumento e substituir a palavra "Fuck" ("Ferrar") por "F ---", mas os fãs, imediatamente, escreveram as letras de volta. O monumento e a ponte tornaram-se lugares populares para os fãs deixarem tributos ao cantor.

O videogame Guitar Hero 5, lançado em 2009, traz características de Cobain como personagem jogável. No entanto, a inclusão de Cobain desagradou seus colegas sobreviventes Krist Novoselic e Dave Grohl, que expressaram consternação com o fato de o personagem de Cobain poder ser usado com qualquer música, mesmo as cantadas por vocalistas femininas.

Vinicius Moratta
Enviado por Vinicius Moratta em 17/08/2019
Código do texto: T6722717
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.