A Questão Da Saúde De Kurt Cobain

Durante a maior parte da sua vida, Kurt sofreu de bronquite crônica e de intensa dor física devido a uma não diagnosticada condição estomacal. Sua primeira experiência com drogas foi com maconha em 1980 com a idade de treze anos. Ele usou essa droga regularmente na idade adulta. Durante um período, Kurt consumiu doses "notáveis" de LSD, como observou Marander, e estava "prestes a se dar mal: drogas, ácido, todo tipo de droga", observou Krist Novoselic; Kurt também era inclinado ao alcoolismo e ao abuso de solventes. De acordo com o The Telegraph, Kurt tinha depressão. Sua prima chamou a atenção para o seu histórico familiar de suicídio, doença mental e alcoolismo, notando que dois de seus tios cometeram suicídio com armas de fogo.

A primeira experiência de Kurt com heroína aconteceu em 1986, tendo a droga lhe sido administrada por um traficante de drogas local de Tacoma que havia lhe fornecido, anteriormente, oxicodona/aspirina. Ele usou heroína esporadicamente por vários anos, mas, no final de 1990, o uso transformou-se em vício. Kurt disse que estava "determinado a obter um hábito" que curasse sua dor de estômago. "Começou com três dias seguidos de heroína e já não tenho mais dor de estômago. Foi um alívio," relatou. Entretanto, seu amigo de longa data Buzz Osborne contesta essa informação, dizendo que a dor de estômago de Kurt era causada pela heroína, dizendo: "Ele inventou isso para poder continuar usando heroína. Claro que ele vomitava - é o que usuários de heroína fazem. Isso se chama 'vomitar com um sorriso no rosto'".

Seu uso de heroína começou a afetar a turnê do álbum Nevermind. Por exemplo: durante a sessão fotográfica da banda com Michael Levine no programa Saturday Night Live, em 1992, Kurt adormeceu várias vezes, por ter usado heroína um pouco antes. Kurt disse, a seu biógrafo Michael Azerrad: "O que eles podiam fazer? Eles não poderiam me dizer para parar. Então eu não me importava. Obviamente, para eles, era como se eu estivesse praticando feitiçaria ou algo assim. Eles não sabiam nada sobre o assunto, então eles pensavam que, a qualquer momento, eu morreria".

Pouco a pouco, o vício em heroína piorou. Sua primeira tentativa de reabilitação aconteceu no começo de 1992, pouco depois de ele saber que Courtney estava grávida. Imediatamente após deixar a clínica de reabilitação, Kurt embarcou numa turnê na Austrália, onde apareceu magro e pálido devido à síndrome de abstinência. Pouco após regressar a sua casa, no entanto, o vício reapareceu.

Antes de uma apresentação no festival New Music Seminar em Nova Iorque em julho de 1993, Kurt teve uma overdose. Em vez de chamar uma ambulância, Courtney lhe aplicou uma injeção de Naloxona para despertá-lo. Ele, então, tocou normalmente com o Nirvana, sem que ninguém suspeitasse do que tinha acontecido.

Vinicius Moratta
Enviado por Vinicius Moratta em 17/08/2019
Código do texto: T6722708
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.