Influências musicais De Kurt Cobain

Os Beatles foram, desde cedo, uma influência poderosa e duradoura na vida de Kurt; sua tia Mari se lembra de Kurt cantando Hey Jude com dois anos de idade. "Meus tios me davam discos dos Beatles", se lembra Kurt em uma entrevista a Jon Savage em 1993, "praticamente, eu só escutava os Beatles". Kurt expressou uma particular predileção por John Lennon, a quem ele chamou de "ídolo" em seus Journals lançados postumamente. Kurt disse que escreveu a canção About A Girl, do álbum de estreia da banda, Bleech (1989), depois de ouvir o disco Meet the Beatles! durante três horas.

Kurt também era fã de bandas de hard rock e heavy metal dos anos 1970 como AC/DC, Black Sabbath, Led Zeppelin, Aerosmith, Queen e Kiss. Ocasionalmente, a banda tocava covers dessas bandas, como Heartbreaker, Moby Dick e Immigrant Song, do Led Zeppelin; Hand of Doom, do Black Sabbath; e Do You Love Me?, do Kiss. A canção Aero Zeppelin, do álbum Incesticide, foi um tributo ao Aerosmith e ao Led Zeppelin.

O punk rock exerceu uma influência profunda no estilo artístico e na atitude do Kurt adolescente. Seu primeiro disco de punk rock foi Sandinista!, do The Clash, mas ele acabou se tornando mais fã da banda Sex Pistols, que ele qualificou, em seus Journals, como "um milhão de vezes mais importante do que o The Clash". Kurt foi apresentado a bandas estadunidenses de hardcore punk dos anos 1980 como Black Flag, Bad Brains, Millions of Dead Cops e Flipper pelo seu conterrâneo de Aberdeen Buzz Osborne, cantor e guitarrista da banda The Melvins. Osborne emprestava, a Kurt, discos de punk e velhos exemplares da revista Creem. Os Melvins foram, também, uma importante influência musical sobre o jovem Kurt: muitas das canções do álbum Bleach foram inspiradas pelo som pesado e grunge dessa banda.

Kurt também era fã de bandas protopunk como The Stooges, cujo álbum de 1973 Raw Power foi citado por Kurt em seus Journals como o seu favorito em todos os tempos, e The Velvet Underground, cuja canção de 1967 Here She Comes Now ganhou covers da banda tanto em apresentações ao vivo como em gravações de estúdio.

A banda estadunidense de rock alternativo dos anos 1980 Pixies ajudou Kurt a desenvolver seu próprio estilo de composição. Em uma entrevista de 1992 para o jornal Melody Maker, Kurt disse que ouvir o álbum de estreia de 1988 do Pixies Surfer Rosa "convenceu-o a abandonar seu estilo mais Black Flag de composição em favor do estilo mais Iggy Pop/Aerosmith que aparece no Nevermind".[58] Em uma entrevista em 1993 para a revista Rolling Stone, Kurt disse que Smells Like Teen Spirit havia sido sua tentativa de "extirpar o Pixies. Tenho que admitir isso. Quando ouvi o Pixies pela primeira vez, me conectei tanto com a banda que eu senti que tinha de fazer parte dela - ou pelo menos de uma banda cover dela. Nós utilizamos seu senso de dinâmica, sendo suave e quieto e então alto e pesado."

O gosto de Kurt pelas bandas iniciais do roque alternativo também se estendeu ao Sonic Youth e ao R.E.M., bandas cujos integrantes eram amigos dos membros do Nirvana, sendo sempre procurados por estes em busca de conselhos. Foi por recomendação de Kim Gordon do Sonic Youth que a banda assinou contrato com a DGC Records em 1990,[60] e as duas bandas fizeram uma turnê de duas semanas no verão de 1991 na Europa, conforme ficou registrado no documentário 1991: The Year Punk Broke. Em 1993, Kurt disse, a respeito do R.E.M.: "Se eu pudesse escrever apenas um punhado de canções tão boas quanto as que eles escreveram... Eu não sei como essa banda faz o que ela faz. Meu Deus, eles são o máximo. Eles lidaram com o sucesso como santos, e continuam fazendo grandes músicas".

Depois que alcançou o reconhecimento do grande público, Kurt passou a atuar como um campeão de pequenas bandas independentes, tocando versões cover de The Vaselines, Meat Puppets, Wipers e Fang no palco e/ou no estúdio, vestindo camisas de Daniel Johnston durante sessões de fotos, tatuando o logotipo da K Records no seu antebraço, e incluindo bandas como Butthole Surfers, Shonen Knife, Chokebore e Half Japanese na turnê In Utero no final de 1993 e início de 1994. Kurt chegou a convidar músicos para tocarem junto com ele, como o guitarrista Pat Smear, ex-The Germs, que se juntou à banda em 1993, e a banda Meat Puppets, que tocou três músicas de seu segundo álbum, Meat Puppets II, no MTV Unplugged do Nirvana em 1993.

A lista do Unplugged incluiu uma versão de The Man Who Sold the World, de David Bowie, e a adaptação de Leadbelly para a canção folk tradicional Where Did You Sleep Last Night. Kurt apresentou esta música dizendo que Leadbelly era seu músico preferido. Em uma entrevista em 1993, Kurt disse que conheceu Leadbelly através do escritor William S. Burroughs. "Eu me lembro de [Burroughs] dizendo: 'esses novos garotos do rock'n roll deviam jogar suas guitarras fora e ouvir alguma coisa com real alma, como Leadbelly", disse Kurt. "Eu nunca tinha ouvido falar de Leadbelly antes, então comprei um punhado de discos: agora, ele é um de meus favoritos em todos os tempos. Eu gosto mais dele do que de qualquer rock'n roll que tenha ouvido".

O Unplugged do Nirvana, que foi lançado postumamente em 1994, dá uma pista de como poderia ter sido o futuro musical de Kurt. O disco gerou comparações com Automatic for the People (1992), do R.E.M. e, em 1993, o próprio Kurt predisse que o próximo álbum do Nirvana seria "bem etéreo, acústico, como o último álbum do R.E.M".

"Sim, ele falou um bocado sobre qual era a direção que ele estava tomando", disse o vocalista do R.E.M. e amigo de Kurt, Michael Stipe, à revista Newsweek em 1994. "Quero dizer, eu sei como o próximo álbum do Nirvana soaria. Ele seria bem quieto e acústico, com muitos instrumentos de cordas. Seria um disco incrível, e fico com um pouco de raiva por ele ter se matado. Ele e eu íamos gravar uma fita demo do álbum. Estava tudo arranjado. Ele já tinha o bilhete do voo. Já tinha um carro que iria pegá-lo. No último minuto, ele ligou e disse: 'não posso ir'". Stipe foi o padrinho da filha de Kurt e Courtney, Frances Bean Cobain.

Vinicius Moratta
Enviado por Vinicius Moratta em 16/08/2019
Código do texto: T6721942
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.