LEMBRANÇAS DE UMA VIDA

Em 20/07/1969 dizem que um homem, Neil Armstrong chegou á lua num foguete espacial chamado Apolo 11. Mesmo com uma grande divulgação em todos os meios de comunicação da época rádio, TV, jornais, revistas e filmes. Alguns ainda duvidam desta façanha do homem.

Mas não duvidamos de uma cerimônia ocorrida um dia antes em Papanduva (SC), no dia 19/07/1969. Esta cerimônia não teve curtidas no face, nem live no insta, nem selfie em grupos de whatsapp, não saiu no jornal, nem na TV, muito em menos em revista.

Poucas imagens que retrataram uma época bem diferente da atual.

Numa foto em preto e branco, com suas janelas em forma de seta apontando para o céu, a Igreja Matriz São Sebastião aparecia ao fundo. Os convidados se apinhando em cima da carroceria de um caminhão, olhos espremidos por causa do sol. No meio da turma um violeiro e um gaiteiro informavam que a festa estava apenas começando. Os padrinhos posavam á frente do caminhão e entre eles radiavam um belo casal, ela de vestido branco, véu, grinalda, uma serena moça com 19 anos que segurava firme o buque, de terno e gravata, um formoso rapaz de 23 anos, Miguelina e Libio.

Esta imagem completa cinquenta anos, e uma frase resume a união de Libio e Miguelina, Mateus 19 - 6 "Assim, já não são dois, mas uma só carne. Portanto, não separe o homem o que Deus uniu”.

De personalidades bem distintas e que se completaram nestes 50 anos. Ele valente nos tempo de solteiro quando enfrentava sozinho a “gangue” de Monte Castelo nos bailes lá no Guarani, ela conciliadora e meiga. Aprenderam a conviver com os defeitos um do outro. Temperamentos distintos. Trabalhadores. E fortes. Fortes para aguentar um ao outro. Fortes para não desistirem. Fácil? Dirão que não foi.

Desta união o fruto, cinco belos filhos de olhos azuis. Uma família.

Para os pais os filhos sempre serão belos e serão sempre suas crianças, não importa se os filhos já estão com quase 50 anos de idade.

Como resumir uma história de vida juntos numa folha? Creio que as nossas lembranças de criança expressam a vida deste casal. Lembranças de uma época sem celular, sem automóvel, sem internet.

Lembranças da casa de madeira, onde brincávamos de esconder e pega-pega nos quartos, na sala ou na cozinha. Dos tempos dos banhos de bacia, depois o banho do chuveiro no latão onde a água quente era colocada com a chaleira, nesse tempo o banho era rápido. Depois quando veio o chuveiro elétrico, o banho era demorado, que sacrifício para tirar alguns debaixo da água quente, principalmente no inverno. Nesta época não sabíamos que tinha pagar a conta de luz.

Lembranças de quando todos os filhos dormiam numa única cama de casal. Depois cada um teve sua cama, as beliches, ou quase todos, alguém dormia no sofá e não deixava os outros assistir os filmes de noite. Colchão forrado com palha de milho? Já dormimos com aquele barulhinho de palha quando estava fresca. Claro que para alguns a palha tinha que ser trocada volta e meia por causa de uns líquidos que teimavam em sair sozinhos no meio da noite, e que davam uma trabalheira para Libio e Miguelina trocar a palha e o lençol, principalmente no inverno quando não tinha sol.

Lembranças de quando íamos a pé visitar os “vô” e na volta aprendíamos a fazer os cata-ventos com as folhas do caraguatá.

Lembranças do quintal com árvores frutíferas, onde existiu o nosso “elefante verde”. Onde fazíamos os “grandes” lagos nas valetas com a água da chuva, claro que deixávamos algumas ferramentas perdidas no meio da terra. O chiqueiro para nós era o forte onde brincávamos com nossas “espingardas” de madeira. Uma vez começamos a fazer um túnel para passar por baixo do paiol. É ... não deu muito certo.

Para sustentar os filhos famintos em fase de crescimento vem á lembrança o forno a lenha. Funcionava a todo vapor produzindo uma quantidade gigantesca de pães e broas toda semana. Pão com margarina de latão, e ainda colocávamos açúcar em cima da margarina, pão com banha, pão com doce caseiro. Haja braço para sovar as massas e cortar a lenha. E quanto de dinheiro precisava para comprar o trigo? Nós não nos preocupávamos com isso. Queríamos sempre o pão fresquinho e reclamávamos quando tínhamos que comer o pão seco, mas hoje passados alguns anos lembramos com saudade daquele pão “velho” feito no “bafo”.

Lembramos também daquele churrasco que um dia nos surrupiaram, das brincadeiras na rua com os vizinhos até quase meia noite, mas do incêndio no paiol não lembramos porque estávamos dormindo tranquilamente.

E falar em comida, quando a família foi crescendo, as noras e o genro lembram também com saudades quando eram obrigados a comer “aquele” cuque de fermento e os haluskes.

Quantas lembranças. Cada um de nós tem essas e outras lembranças deste tempo. Puxando estas poucas lembranças, vemos como esse casal, Libio e Miguelina, criaram seus filhos. Com muito suor, trabalho e amor. Muita pedra foi quebrada, madeiras serradas e sacos carregados, muita linha entrou nos tecidos e muito pão foi amassado. E para descansar, no domingo ainda trabalhavam na roça. Trabalho, muito trabalho.

Foram fortes para aguentar essa piazada teimosa. E teimosia podemos dizer que é uma característica herdada de vocês.

Somos eternas crianças com nossas birras, divergências e picuinhas. E de vez em quando ainda precisamos de um puxão de orelha, uma reprimenda e até quem sabe umas palmadas para não esquecermos o que somos e como fomos criados.

Libio e Miguelina casal forte. Forte para criarem cinco filhos. Forte para manterem unida a família, não mais uma família, várias famílias, além dos filhos agora noras, genro, netos, de personalidades distintas que se sentem bem e gostam de estar com vocês.

Tivemos tudo o que precisávamos: carinho, respeito, honestidade e educação. Herdamos de ambos seus defeitos mais também suas qualidades, suas virtudes e suas bondades. E essa é a herança que queremos guardar de vocês, além das lembranças na memória. Nenhuma escola ensina todo esse aprendizado e esta vivência que tivemos com vocês, e queremos continuar aprendendo e tentar incorporar isso na nossa vida, repassando e ensinando o que aprendemos com Libio e Miguelina para nossos filhos.

Miguelina e Libio, 50 anos de vida juntos, de sacrifícios, de momentos bons, de dificuldades, de alegrias, de superação. Hoje é um dia de festa, mas é um dia principalmente de agradecimento. Nós agradecemos pela vida que vocês nos deram, por tudo que aprendemos e que vamos ainda aprender com vocês.

TE AMAMOS LIBIO E MIGUELINA.

MARCOS ANTONIO, ELEUTÉRIO, AURÉLIO, SILVANA DE FÁTIMA, DANIEL ADRIANO, JUSCELI, VITOR, ELIANI, ROSANA, MARIANGELA, ALISSON, GABRIELA, FELIPE, FERNANDA, KAILANI, JOÃO PEDRO E PEDRO HENRIQUE.

Juvenal Tiodoro
Enviado por Juvenal Tiodoro em 15/08/2019
Código do texto: T6720977
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.