Rogério Cardoso Deixou Saudades

Nome completo Rogério Cardoso Furtado

Outros nomes Roger Cardoso

Nascimento 7 de março de 1937

Mococa (SP)

Nacionalidade brasileiro

Morte 24 de julho de 2003 (66 anos)

Rio de Janeiro (RJ)

Ocupação ator, comediante, compositor

Rogério Cardoso Furtado (Mococa, 7 de março de 1937[1] — Rio de Janeiro, 24 de julho de 2003)[2] foi um ator e comediante brasileiro.

Biografia artística

Nascido em 1937 em Mococa, começou sua carreira em 1952 no rádio, atuando como contra-regra. Antes disso, começou a estudar odontologia, mas interrompeu os estudos para seguir na carreira artística. Estreou em 1958 no teatro e ao todo chegou a fazer mais de quarenta peças. A carreira televisiva teve início em 1963 na Excelsior, onde participou dos programas humorísticos A Cidade se Diverte, Moacyr Franco Show e Times Square. Na Record, fez a Praça da Alegria. É também lembrado, por, na década de 1970, ter estrelado um comercial cômico da Volkswagen Variant.

Rogério formou-se em Direito em 1983 e seguiu fazendo comédia, principalmente na televisão. Com seus personagens sempre cômicos e marcantes, conseguiu conquistar o gosto do público. Entre eles, se destacou com o estudante Rolando Lero do programa Escolinha do Professor Raimundo (do famoso bordão "Captei Vossa Mensagem Amado Guru!") liderado por Chico Anysio, na Globo.

Seu outro grande personagem de sucesso foi o "Salgadinho", na telenovela Explode Coração. O êxito o motivou a tentar carreira na política, elegendo-se vereador pelo PFL do Rio de Janeiro, em 1996. Rogério foi eleito como suplente e veio a assumir o mandato em 1999, ficando dois anos como vereador. Em sua curta carreira na política, realizou projetos sobre questões relacionadas à primeira infância.

Apesar da longa carreira na televisão e no teatro, Rogério só veio a atuar no cinema no final da década de 1990. Entre os filmes que atuou, esteve como Padre João em O Auto da Compadecida, grande sucesso do cinema brasileiro.

No início dos anos 2000, atuava ao lado da atriz Nair Bello no programa Zorra Total, onde interpretava o personagem Epitáfio, e aparecia toda semana na TV com o personagem Seu Flor, no programa A Grande Família, um dos mais tradicionais da Rede Globo. Foram seus últimos trabalhos na televisão.

Rogério Cardoso também se destacou como compositor, um dos seus sucessos é muito cantado e conhecido mas poucos sabem que é de sua autoria, a música Pequeno Mundo, versão brasileira da música It's a Small World da Disney.

Morte

Rogério Cardoso morreu na manhã do dia 24 de julho de 2003, em sua casa no bairro de Copacabana, no Rio de Janeiro, aos 66 anos. Ele teria sofrido um infarto fulminante. Por coincidência, ele faleceu numa quinta-feira, mesmo dia em que era exibido o seriado 'A Grande Família, onde fazia o Seu Flor. Em homenagem ao ator, o programa reprisou no dia um episódio em que Rogério Cardoso se destacou. Foi enterrado no Cemitério Municipal de sua cidade natal, Mococa.

Filmografia

1996 - Il Barbiere di Rio

1998 - Boleiros - Era Uma Vez o Futebol

1998 - Amor & Cia

2000 - Bossa Nova

2000 - O Circo das Qualidades Humanas

2000 - O Auto da Compadecida

2003 - Samba Canção

2003 - Cristina Quer Casar

Novelas e séries de TV

A Mãe (TV Excelsior, 1964)

A Gata Comeu (Rede Globo, 1985)

Chico Anysio Show (1988)

Viva o Gordo (Globo, 1987)

Reapertura (SBT, 1981)

Os Trapalhões (Globo, 1979-1981)

Praça da Alegria

Estados Anysios de Chico City (1991)

Malhação (1995) "Flávio Silvestre"

Explode Coração (1995) "Salgadinho"

Caça Talentos (1996)

Hilda Furacão (1998)

O Auto da Compadecida

A Grande Família (2001/2003) "Seu Flor"

Sai de Baixo

Zorra Total (1999/2003) "Epitáfio"

Escolinha do Professor Raimundo (1990/1995 depois 2001) "Rolando Lero"

Vinicius Moratta
Enviado por Vinicius Moratta em 14/08/2019
Código do texto: T6720397
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.