Recordando A Memória De George McLaurin

George W. McLaurin, nasceu em 16 de setembro de 1894 e faleceu em 4 de setembro de 1968. Foi o primeiro cidadão afro-americano a freqüentar a Universidade de Oklahoma. George posteriormente realizou um mestrado pela Universidade do Kansas e foi um professor aposentado que vivia em Oklahoma City. Antes da aposentadoria, lecionou em uma faculdade predominantemente negra, a Langston University. Se candidatou e foi aceito na Universidade de Oklahoma em 1948 devido ao julgamento no tribunal supremo de McLaurin vs. Regentes do Estado de Oklahoma para o Ensino Superior. Mclaurin vs Oklahoma, que permitiu afro-americanos a serem admitidos para a Graduação na Universidade de Oklahoma em uma base segregada. No caso, Mclaurin foi apoiado por Thurgood Marshall , Amos T. Hall, Roscoe Dunjee e cinco outros estudantes afro-americanos. A Universidade foi obrigada por lei a permitir a entrada de McLaurin na escola, mas ele foi inteiramente segregado dos outros alunos. Mais tarde, quando outros estudantes afro-americanos foram admitidos na escola, passaram por condições semelhantes, como salas de aula diferentes, bibliotecas, refeitórios e banheiros.

Em 29 de setembro de 1948, um tribunal federal determinou que a recusa da Universidade de Oklahoma em admitir McLaurin era inconstitucional. Para cumprir as leis de segregação, o então Presidente George Lynn Cross providenciou que as aulas de George McLaurin fossem realizadas nas salas de aula com uma antessala. Dessa forma, McLaurin podia se sentar longe dos estudantes brancos enquanto ainda frequentava todas as suas aulas. Outras acomodações especiais que foram criadas para continuar a segregação incluem áreas especiais de assento na cafeteria, eventos esportivos e banheiros separados. Em retaliação a essas condições, McLaurin entrou com uma ação declarando que essas condições o privavam de igualdade. O Tribunal Distrital não estava de acordo com seu argumento e negou sua moção porque a segregação racial é uma "política social profundamente arraigada do Estado de Oklahoma". Depois, McLaurin trouxe seu caso novamente, mas desta vez ele apelou para a Suprema Corte dos EUA. Isso iniciaria a linha do tempo do processo McLaurin v. Oklahoma State Regents for Higher Education.

Em Mclaurin vs Regentes do Estado de Oklahoma para Educação Superior McLaurin argumentou que a 14ª Emenda estava sendo violada pela forma como eles estavam sendo tratados. Não foi até 1950 que a Suprema Corte determinou que o tratamento deve ser igual entre os estudantes brancos e afro-americanos. O Mclaurin v Regents do Estado de Oklahoma foi um caso importante na história porque foi um dos primeiros casos que tentaram combater a provisão "separada mas igual" no caso Plessy v Ferguson. Mclaurin v Oklahoma mostrou como a provisão "separado, mas igual" ainda pode ser manipulada de forma a discriminar os indivíduos com base na raça. Este caso desempenhou um papel influente na história porque sua decisão liderou o caminho para a eventual virada de Plessy v Ferguson. O caso Mclaurin mostrava a desigualdade na provisão separada, mas igual, as acomodações feitas por Mclaurin exigiam que ele se sentasse separado dos outros estudantes, em uma alcova rotulada "reservada à cor", ele sentava sozinho no refeitório e tinha a sua própria escrivaninha na biblioteca que ficava atrás de uma pilha de jornais para que não fosse visto pelos estudantes brancos. Todas essas práticas discriminatórias aconteceram sob o guarda-chuva da provisão separada mas igualitária. "Em 1950, uma Suprema Corte unânime decidiu que McLaurin não havia recebido tratamento igual ao exigido pela Constituição. Escrevendo para a Corte, o juiz Frederick M. Vinson escreveu que McLaurin foi "deficiente em sua busca de instrução de pós-graduação eficaz. Tais restrições prejudicam e inibem sua capacidade de estudar, de se engajar em discussões e trocar opiniões com outros estudantes, em geral, de aprender suas profissões. "

Atualmente, há uma reunião com o nome de George A. McLaurin no campus chamado The George McLaurin Male Leadership Conference. A conferência destina-se principalmente ao recrutamento de estudantes universitários de primeira geração e particularmente aqueles pertencentes a grupos minoritários.

Vinicius Moratta
Enviado por Vinicius Moratta em 05/08/2019
Código do texto: T6712865
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.