PADRE CÍCERO E JUAZEIRO DO NORTE


Padre Cícero Romão Batista, foto tirada em 1911, o nessa foto o padre completaria 67 anos, foi nesse ano de 1911 que Juazeiro do Norte se tornava uma cidade independente dos domínios da vizinha cidade do Crato.


E ASSIM NASCEU O NOSSO JUAZEIRO.
No dia 4 de outubro de 1911 há 108 Anos, o Padre Cícero Romão Batista tomava posse como o primeiro prefeito da mais nova cidade do Ceará. Nomeado pelo então Governador do estado o Sr. Nogueira Acioli, o padre aceitou o convite com a proposta de amenizar os conflitos entres as cidades Caririenses. Nesse dia, um documento redigido pelo o amigo particular do sacerdote o Dr. Floro Bartolomeu, foi assinado pelos principais políticos das cidades vizinhas, formando um pacto denominado de PACTO DOS CORONEIS, inicialmente chamado de Convênio Político. Nesse mesmo dia, houve a instalação oficial do Município do Juazeiro do Norte Ceará


 



​​​​​


A Igreja de Nossa Senhora das Dores de Juazeiro do Norte -
Ceará (atual Basílica Menor), foi construída pelo Padre Cícero em 1875, antes desta data era apenas uma capela erguida pelo Padre Pedro Ribeiro de Carvalho.
Em 18 DE AGOSTO DE 1884, O Padre Cícero inaugurou a nova igreja de Nossa Senhora das Dores, no Juazeiro em solenidade presidida pelo segundo bispo do Ceará, dom Joaquim Vieira, futuro algoz do capelão juazeirense. A imagem de Nossa Senhora das Dores que está no altar mor foi encomendada pelo Padre Cícero e foi esculpida na França.
Fotos e texto de :

SE EU FOSSE PREFEITO - SITE


Foto provavelmente tirada no final da década de 20






Quatro fotos do Padre Cícero na recepção de diversos Moradores. Políticos, Militares e Pessoas Influentes nas Décadas de 1910 e 1920.


Curiosidade - No dia 06 de Maio de 1926, o Padre Cícero era eleito Deputado Federal pelo Ceará a exatamente 90 anos. Com 82 Anos de idade e com a saúde já debilitada, o deputado abriu mão de assumir o cargo no Congresso Nacional.

Padre Cicero e o pessoal da comissão de combate a febre amarela, Juazeiro em 1927.




Padre Cícero Romão Batista, Nasce na cidade do Crato em 24 de Março de 1844 e em 20 de Julho de 1934, morre no Juazeiro do Norte - Ceará, completando amanhã 20 de Julho de 2019, 85 (Oitenta e Cinco Anos) da morte daquele que foi o Homem, o Padre e considerado o Santo para milhões e milhões de Brasileiros.


A estátua do Padre Cícero Romão Baptista, situada à Praça Almirante Alexandrino (atual Praça Padre Cícero), foi inaugurada no dia 11 de janeiro de 1925, e não como está sendo interpretado que ocorrera o acontecimento no dia 24 de março de 1924.
A inauguração da referida estátua, estava prenunciada para ser no dia do aniversário natalício daquele reverendo, que seria a 24 de março de 1924.
Com a chegada do almejado contingente, o povo alvoroçou-se para ver de perto os soldados da Marinha. E, efetuou-se a solenidade de inauguração da estátua a 11 de janeiro de 1925, e não a 24 de março de 1924 como acreditam aqueles que desconhecem o acontecimento, por não constar nenhuma inscrição no monumento ao Padre Cícero, que faça referência ao ato.
Nunca houve em nossa cidade uma festa como aquele acontecido. A guarnição naval compunha-se de 100 aprendizes marinheiros e um 2º Sargento, sargenteante da escola, dois cabos de esquadra e três marinheiros de 1ª classe, cinco oficiais subalternos e um Capitão Tenente, comandante da escola.Estavam fardados caprichosamente e ficaram formados defronte à estátua, e a banda de música da referida escola executando belíssimos dobrados, o povo eufórico batia palmas.
O Padre Cícero estava presente ao ato inolvidável e acompanhado pelo saudoso Dr. Floro Bartolomeu, autoridades civis e militares de Fortaleza. Bem assim das autoridades do Crato, Barbalha e Missão Velha, São Pedro (atual Caririaçu) e Brejo Santo, inclusive a fina nata da sociedade das cidades referidas.
Diversos oradores fizeram uso da palavra, inclusive o notável Dr. Gomes de Matos que tinha o dom da oratória. O seu discurso de improviso fez o reverendo ficar emocionado, conservando-se por alguns minutos com o olhar fixo à sua estátua, e seus olhos marejando.

FONTE: http://historiadejuazeiro.blogspot.com





Antigo Casarão onde o Padre Cicero viveu seus últimos momentos, hoje guarda algumas relíquias que pertenceu ao Santo Padre reconhecido pelo povo Nordestino








CONVITE MISSA DE 7º DIA DO PADRE CÍCERO


Foto Panorâmica de Juazeiro nas décadas de 60, veja com detalhes o nosso Juazeiro da época, Local da futura praça dos ourives, mais para o centro a Usina de beneficiamento de algodão Bezerra de Menezes, ao redor da igreja ainda se projetava a praça, um pouco a cima da usina o local da futura e famosa praça das cacimbas.




Montagem do Monumento de Padre Cicero, colina do horto em 1969.


















Foto panorâmica da estátua do Padre Cicero e la no fundo a igreja ainda em construção da Igreja do Horto.
Abaixo, a chegada pela lateral da estátua. 
Uma Vista maravilhosa.




Foto tirada por trás da Estátua do Padre Cícero na colina do horto e a direita a igreja do Senhor Bom Jesus do Horto em construção.


Linda foto da Estátua do meu Padim nas comemorações dos 100 anos do Juazeiro. 
A Felicidade de um fotógrafo, a hora certa e o lugar certo. Infelizmente não tenho o nome para homenagear, mais fica aqui o nosso muito obrigado.
Foto extraída da internet.




 
MORTE DE PADRE CÍCERO ROMÃO BATISTA
 
20/07/1934: Falecimento do Padre Cícero Romão Batista, aos 90 anos, vítima de uma crise de imobilidade intestinal irreversível, depois de dizer suas últimas palavras da Beata Moacinha: “No Céu, vou rogar a Nossa Senhora por vocês todos”.
21/07/1934: Sepultamento do corpo do Padre Cícero, no Juazeiro, na Capela de Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, depois do cortejo fúnebre saído de sua casa reunindo aproximadamente 60 mil pessoas do Cariri e do Nordeste brasileiro.
A foto abaixo foi tirando quando o caixão com o corpo do Padre Chegava na capela, a foto é do dia 21 de julho de 1934.

O Acervo aqui apresentado, foi colhido da internet, sem autoria, mas em sua grande maioria garimpei da página:
JUAZEIRO DO NORTE DE ANTIGAMENTE

CONTINUA...
 
JOANA RODRIGUES
Enviado por JOANA RODRIGUES em 05/08/2019
Reeditado em 03/04/2020
Código do texto: T6712715
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.