MEU JUAZEIRO DO NORTE DE ANTIGAMENTE

De onde garimpei as fotos e algumas
descrições nesse link: 

JUAZEIRO DO NORTE DE ANTIGAMENTE



 
Taboleiro Grande - Foto de 1909, Depois da emancipação em 1911, passou a ser chamada, Juazeiro do Norte Ceara - Brasil
 




Pela as Ruas que andei - Juazeiro de 2012 -Juazeiro de 1970 -
Rua São Pedro com Rua Santa Luzia



Juazeiro do Norte, 106 Anos de Idade

Desde o início do século XX que a vila de Tabuleiro Grande buscava desvincular-se do Crato. Como argumento principal o fato de que a vila se tornara maior e mais importante que a sede. De fato, Tabuleiro Grande apresentou um crescimento surpreendente, chegando a rivalizar até mesmo com a capital Fortaleza. O movimento em prol da emancipação ganhou força em 1909 com a chegada do Padre Alencar Peixoto e de José Marrocos, juntos fundaram o jornal O Rebate que se tornou o principal difusor do projeto. No mesmo ano, houve uma greve geral da população, causando prejuízos à economia do Crato. Em 1910, foi organizada uma passeata pela emancipação, reunindo aproximadamente quinze mil pessoas. Em 22 de julho de 1911, a emancipação é concedida através da lei n° 1.028, o novo município passa a se chamar Joaseiro (uma referência à árvore típica da região), e Padre Cícero é eleito o primeiro prefeito.
Juazeiro do Norte - Hoje
População 2016..............................................................268.248
População 2010 ........................................................... .249.939
Area Unid.Territorial 2016 (Km2)..................................248.832
Densidade Demo.2016 (Hab./Km2)........... .................1.006,91
Dados do IBGE.



Trânsito com pequena retenção de Jeeps na rua São Pedro, quase em frente a loja A Vencedora, na época o prédio mais alto da cidade.




Casa Neri, fundada na década de 30, de Propriedade do Sr. Felipe Neri da Silva, grande comerciante da época. Funcionava na Rua São Pedro esquina com a Santa Luzia, onde hoje funciona a Farmácia Pague Menos.



Inicio da Rua Padre Cicero ao lado da Matriz Nossa Senhora das Dores, inicio da década de 1940.






Feiras livre na ruas de Juazeiro - Décadas de 40, 50 e 60


O SONHO NÃO ACABOU, DAS CINZAS UM NOVO MERCADO CENTRAL.


Escombros daquele que foi o maior incêndio acontecido no Juazeiro na década de 70. O Incêndio do Mercado Central da cidade



RECONSTRUÇÃO DO MERCADO CENTRAL
Visita do gov. Adauto Bezerra às obras de reconstrução do Mercado Público de Juazeiro do Norte: Jornalista Adler Xavier, José de Bezerrinha, Interventor Erivano Cruz, jornalista Venelouis Xavier Pereira, Adauto Bezerra, vereador Cabral Sales, 

Construção do Mercado Central em 1970, depois de um mega incêndio que destruiu todas as estruturas do antigo mercado, reduzindo em cinzas todas as esperanças de dezenas de comerciantes da época.


Carreata política de Adauto Bezerra - 1958 
Foto da página Cariri das Antigas




Associação Atlética Banco do Brasil - localizada na Av. Leão Sampaio (Estrada de Juazeiro / Barbalha), na década de 70. Palco de muitas festas nos finais de semanas.


Lojas Masa. No final dos anos 70, salvo engano a única loja que vendia Long Plays, Compactos Simples, Compactos Duplos e Fitas Cassetes do Juazeiro do Norte.


Rua São Pedro esquina com Rua da Conceição.
Primeira Foto - Final dos anos 70 - enviada por Wilton Sousa Brito
Segunda Foto - Janeiro 2017. - Google Maps




Casa onde Lampião ficou hospedado em Juazeiro do Norte-CE, no ano de 1926. Rua da Boa Vista que fica entre as rua Dr. Diniz e Rua São Luiz.
Na ocasião Lampião atendendo a um chamado do Meu Padim Ciço, com o propósito de se unir aos grupos Patrióticos que combateriam a "Coluna Prestes" e para isso o cangaceiro recebeu a patente de capitão do exército patriótico.
Lembrando que esta casa (sobrado) pertencia na época ao poeta popular João Mendes de Oliveira. (Foto de domínio público)


1 - Rua São José, próximo ao Casa Museu do Padre Cícero

 2 - Casa Museu do Padre Cícero



Construção do prédio da Prefeitura de Juazeiro do Norte



A Fabrica de Relógios funcionava na Rua Padre Cícero, logo no início da ladeira. O pioneiro nesse ramo em nossa cidade foi o conhecido Mestre Pelúsio Correia de Macedo que ingressou no ramo graças ao incentivo recebido do Padre Cícero.
Foto - Extraída da internet sem nome de autor




Construção do Hotel Municipal, Rua São Francisco em 1972, hoje a visão é outra. Lembranças de Juazeiro do Norte de antigamente.

Juazeiro do Norte, 07 de Setembro de 1940


Feira livre de cereais, confecções, cordas e outros tantos produtos. Acontecia todos os sábados ao longo da rua Santa Luzia cruzando inclusive a rua São Paulo. Onde se vê ao fundo a famosa casa Cecé.



Hospital São Lucas - Ao Lado da Igreja de São Miguel no Bairro do Mesmo nome - Na Rua São Benedito.



Antiga fábrica da Cajuína São Geraldo, localizada na rua da Conceição, hoje com novas e modernas instalações na Av. Padre Cícero na antiga fábrica da Coca cola.






 

PRONTO SOCORRO DE JUAZEIRO 

Não tenho muita certeza, mas o Nosso Pronto Socorro (Foto) em Juazeiro do Norte, acredito que tenha funcionado nas décadas de 60,70 e 80 localizada na esquina da Rua São José com a Rua Santa Luzia, uma bonita estrutura que o Tempo e o Homem achou de destruir, não respeitando a memória e a história de um povo apaixonado por sua terra. 
Foto: Extraída da internet.

 


Dr. José Mauro Castelo Branco Sampaio, na condição de prefeito em visita com a comitiva na construção do Monumento em Homenagem ao Padre Cicero Romão Batista, no ano de 1969.

Foto - Extraída da internet sem nome de autor



Foto das ruínas do prédio da padaria, onde muitas histórias de tanta gente se encondem por baixo dessas metralhas, afim de ceder espaço para o alargamento da Rua São Francisco






PADARIA PORTUGUEZA
A Padaria Portugueza de seu Ângelo de Almeida ficava localizada no cruzamento das ruas São José/São Francisco. Fabricava uma bolacha muito apreciada pelos seus clientes, chamada bolacha Lídia (certamente uma homenagem a sua filha). O prédio foi demolido para ceder espaço para o alargamento da Rua São Francisco.


Lápide sobre a ultima morada de Padre Cicero, o Santo do Nordeste. Visitados por milhões de romeiros todos os anos. Localizado aos pés do altar Mor da Igreja de Nossa Senhora Perpétuo Socorro. Na linda cidade de Juazeiro do Norte Ceará


Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo do Socorro, local hoje repousa os restos mortais do Padre Cícero, aos pés do altar Mor encontra-se o túmulo do padre que o Nordeste considera o santo dos pobres.



 
Calçando com pedras paralelepípedos na Rua São Pedro, descendo com destino a Matriz de Nossa Senhora das Dores.


Feira da farinha nas ruas de Juazeiro do Norte nos anos 50, 60 e 70 antes da chegada dos supermercados e dos atacarejos.


SANTUÁRIO DE SÃO FRANCISCO DAS CHAGAS (O FRANCISCANO).
Parte I (A História)
O Benzimento do Santuário de São Francisco das Chagas, conhecido como a Igreja dos Franciscanos, foi em 06 de janeiro de 1956 depois de seis anos da inauguração de sua pedra fundamental em 06 de janeiro de 1950.
A Igreja dos Franciscanos fica localizada entre a Rua Monsenhor Esmeraldo e Rua Dom Pedro II, se constituindo num dos maiores e mais belos templos dessa ordem no Brasil.
No seu teto, citações de nomes de famílias que contribuíram de alguma maneira para a obra erguida em estilo lombardo-saxônico e na forma de Cruz Latina Dupla.
A imagem de São Francisco no altar-mor foi esculpida em Gênova, na Itália, e outra em um enorme pedestal é circundada pela Praça das Almas, que são passarelas suspensas como réplica à Praça de São Pedro no Vaticano. Sua torre de 45 metros de altura conta com um bonito relógio e mais oito sinos que tocam trechos do Hino a São Francisco. O estilo é Romano “Lombardo”.
O imenso Santuário de São Francisco das Chagas comporta cerca de 30 mil cristãos em época de romaria. O Santuário é majestoso e seus dados estatísticos impressionam:
Mão de obra: 560.000 horas de trabalho
Cimento: 4.591 Sacas
Cal: 10.5000 Quartas
Ferro: 49.088 Quilos
Vidros: 4.500 M3
Tijolos: 3.050.000
Planta do Engenheiro e Construtor: Frei Francisco de Milão.
Superior e Reitor: Frei Mirocles de Solzago
Auxiliares: Frei Jesualdo de Cologno
Frei Virgílio de Messejana
Frei Conrado de Palmácia
Frei Leônidas de Torres B.
Frei Bernardo de Viçosa 

SANTUÁRIO DE SÃO FRANCISCO






O passeio das almas que contorna a igreja do franciscano.
Igreja de São Francisco das Chagas (O Franciscano)
Os missionários, porém, traziam um plano arrojado: erguer na cidade um templo dedicado ao Poverello, mais vasto, majestoso e artístico que o de Canindé. Expuseram o projeto à multidão devota e ela o aplaudiu", narrou frei Carlos do Arary, em novembro de 1953, sobre a construção do Santuário de São Francisco de Assis, a popular Igreja dos Franciscanos, inaugurada no dia 6 de janeiro de 1956. Feita com colaboração de várias pessoas, inclusive romeiros, o local abriga diversos símbolos, cores e referências artísticas e arquitetônicas.
Construída no meio do mato, próxima à estação ferroviária, o local foi uma roça de mandioca e um pequeno campo de futebol. O terreno, que pertenceu ao Padre Cícero, foi doado à Diocese de Crato, que repassou aos capuchinhos. Segundo frei Raimundo Barbosa, atual pároco da Igreja, a vinda dos frades, em 1949, e a construção do Santuário foi uma forma de a Igreja combater o milagre de Juazeiro.
Matéria do Diário do Nordeste de 10 de Março de 2018


Subida a Estatua na década de 80.


Antigamente nas décadas de 60 e 70 essa era a subida da Serra do Horto. Um pouco cansativa, mas muito gratificante


Construção da Estátua do Padre Cícero na Serra do Horto em 1969.

Serra do Catolé (Serra do Horto) - Juazeiro do Norte Ceará, antes da construção da Estátua do Padre Cícero (Década de 60).

Na Rua São Pedro em frente a Praça Padre Cícero, nas Décadas de 60 e 70 eu não lembro de outra papelaria em Juazeiro do Norte que não fosse a Gráfica Sobreira (Livraria e Papelaria), de Propriedade do Vereador Gilberto Sobreira. Depois passou a funcionar na Rua São Francisco nas décadas de 90 em diante.

A Igreja dos Salesianos, foi inaugurada 07 de Maio de 1978 e tem a ver com um sonho e desejo do Padre Cícero apresentado aos religiosos daquela ordem. Ela fica situada na Rua Padre Cícero, e ganhou as características arquitetônicas a partir de uma maquete que o sacerdote trouxe de Roma. A imagem do Coração de Jesus no altar-mor foi fabricada por alunos salesianos de Gênova, na Itália, e a arquitetura do templo é um dos cartões postais de Juazeiro. É também uma das igrejas bem frequentadas pelos romeiros.
Só pra manter viva na memoria dos Juazeirenses de fé.
Foto 1 - Lançamento da pedra fundamental
Foto 2 - Inicio das obras, demarcações e sonhos
Foto 3 - Obra de vento em popa
Foto 4 - Finalmente, a beleza arquitetônica.






Construção da Igreja Sagrado Coração de Jesus - De frente ao Colégio Salesiano e do Arco do Salesiano, na Av. Padre Cícero - Juazeiro do Norte - CE


Arco do Salesiano - Av. Padre Cicero , antes da construção do Igreja Sagrado Coração de Jesus. - Juazeiro do Norte CE


Foto da reconstrução do arco dos salesianos que caiu após forte chuva com ventos mais fortes ainda.




Colégio Salesiano de Juazeiro do Norte. Foi inaugurado em 26 de abril de 1942.



Antiga Fábrica da CIOL - Cariri Industrial de Óleos - Av. Padre Cicero no cruzamento da linha férrea com destino ao Crato. Hoje - próximo a uma estação de VLT.


INAUGURAÇÃO DO ESTÁDIO ROMEIRÃO, Julho, 1970 (7/8)
Raul, goleiro do Cruzeiro (MG) desembarca no Aeroporto.



Inauguração do Aeroporto de Juazeiro do Norte, que a partir daquele momento, deixava de ter um campo de pouso e teria uma estrutura apropriada para receber aeronaves maiores, em primeiro plano o C-47 da FAB.
Arquivo Monteiro - Todos os direitos reservados.





Antiga rodoviária - Rua Castelo com São Pedro, em frente ao Batalhão da Polícia Militar do Ceará, nas décadas de 70 e 80.








Estação de Trem da Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima (REFFSA) - Entre a Igreja do Franciscano e a Praça dos Ourives .


Juazeiro do Norte de antigamente e os dias atuais.




O VLT do Cariri também conhecido como Metrô do Cariri é um meio de transporte público em formato de VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos) que atua na Região Metropolitana do Cariri contemplando os municípios de Crato e Juazeiro do Norte, no estado do Ceará. O sistema operado pela Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos, empresa de capital social capitaneada pelo Governo do Estado do Ceará. Fundada em 2 de maio de 1997, a companhia é responsável pela administração, construção e planejamento metroviários no estado do Ceará, estando presente nos sistemas de Sobral, Cariri e Grande Fortaleza.
Foi o primeiro do Ceará a entrar em operação por meio da CCTM, com o início de suas operações em fase experimental no dia 1 de dezembro de 2009. O sistema possui 9 estações e uma linha de 13,6 km de extensão. A expectativa era que se transportasse cerca de 5 mil usuários por dia, número três vezes maior do que os 1,3 mil usuários transportados atualmente. 
Sua implantação remodelou 13,6 km de malha ferroviária existente, recuperando a via permanente e retificando seu traçado para que as composições possam atingir maior velocidade entre as estações. Em Juazeiro foram construídas cinco estações e no Crato mais quatro.


Carreata de Romeiros nos anos 50 e 60

Capelinha no Santo Sepulcro na Serra do Catole, mais conhecido como a Serra do Horto em Juazeiro do Norte.


Escola Municipal Padre Cicero e o Antigo Clube do Treze Atlético Juazeirense (Já Demolido). Acredito que nas décadas de Sessenta e Setenta.


Treze Atlético Juazeirense, na Av. Mons. Joviniano Barreto ao lado da Escola Padre Cicero, palco de muitos bailes. Lembro das festas de carnaval animada por o Conjunto de João Martins, outras festas animadas por uma banda chamada Alfa e Ômega, não lembro o nome dos integrantes, afinal naquela época era o que menos nos interessava.


Praça Almirante Alexandrino (Praça Padre Cicero) Rua São Pedro com Rua São Francisco - Foto de 1962 - Juazeiro do Norte de Antigamente.


Ginásio Municipal - Rua da Conceição


Praça Almirante Alexandrino ou Praça Padre Cícero. Rua São Pedro com Rua do Cruzeiro.


Montagem do Monumento de Padre Cicero, colina do horto em 1969.


Antiga residência de Dr. Floro Bartholomeu da Costa, no Bairro Santa Tereza, Juazeiro do Norte, 
Foto da Década de 40

Fachada do antigo quartel da PM do Juazeiro do Norte, localizada na Rua São Luiz com a Rua São Pedro. Na Década de 70, passávamos pela calçada e eramos surpreendidos com uma latinha de leite vazia amarrada por um barbante que vinha das grades da cadeia (janelas superiores), onde se ouvia os pedidos dos presos por moedas e principalmente cigarros.
Foto - Sem Autor


Escola São Francisco, próximo a Igreja dos Franciscanos.


Escola Normal

Escola Normal Rural, do dia 02.04.1964


21/04/1965

Comércio dos tropeiros na Rua São Francisco no ano 1939.


Inicio da Rua Padre Cícero, nos anos 50 e 60. Se Você não sabia, o nosso Juazeiro do Norte, já teve um EDWARD MÃOS DE TESOURA, veja o detalhe da árvore podada na esquina da Loja Auxiliadora. Segundo relatos, na praça Almirante Alexandrino (Praça Padre Cícero), era decorada com diversas árvores nesse estilo, obra de algum podador inspirado.
Foto - Estúdio Targino


 
Antigo Casarão onde o Padre Cicero viveu seus últimos momentos, hoje guarda algumas relíquias que pertenceu ao Santo Padre reconhecido pelo povo Nordestino.




TODAS AS IMAGENS E TEXTOS ESTÃO NESSA PÁGINA DO FACEBOOK:
JUAZEIRO DO NORTE DE ANTIGAMENTE




O Teatro Marquise Branca funciona em um dos prédios mais antigos de Juazeiro do Norte, localizado no cruzamento das avenidas Padre Cícero e Paulo Maia, no bairro Salesianos. Há quase duas décadas, o imóvel – antes abandonado - passou por obras de recuperação e um processo de adaptação, visando dar ao velho Matadouro Público Municipal a feição de teatro. A estrutura arquitetônica foi mantida e até os ferros por onde o animal era abatido e retirado para o caminhão. O prédio remonta à época do Padre Cícero e, agora, tornou-se espaço para fomentar a arte teatral em Juazeiro do Norte.


Rua da Matriz década de 20 (Juazeiro do Norte )



Imagem atualizada de Juazeiro do Norte
 
 
 


 
JOANA RODRIGUES
Enviado por JOANA RODRIGUES em 04/08/2019
Reeditado em 10/03/2020
Código do texto: T6712046
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.