CIDADE EM FESTA
São José dos Campos aniversaria; comemora seu ducentésimo quinquagésimo segundo ano de fundação. Se o Vale desperta tomado de brumas e de ares hibernais, povo e solenidades os desconhecem; citadinos e camponeses, joseenses ou imigrantes, são todos orgulho e alegria.
Comedidos e silentes para não obstar o entusiasmo popular, não obscurecer o ressoar da pirotecnia deste dia, nem obstaculizar o brio que evidencia a cadência dos passos no desfile oficial, nossos pensamentos se distanciam rumo ao norte; cruzam montanhas e serras à busca de raios dourados que incidam sobre finos grãos de branca areia.
Em lá chegando, brilha o sol. Não há coluna que os detenha, tampouco há tempo a perder; instalam-se, aquecem-se e se distendem, quando o único apego é o deslembrar tudo que possa macular seus devaneios. E, antes que ventos aportem, apontem para o sul e os remetam de volta às margens do Paraíba, das ondas tíbias que intermitentes açoitam seus pés e para jamais olvidar tal clima nossos pensamentos tomam para si recordações abstrusas, lembranças tropicais, recordos ardentes.
Nesta data, sabes tu e sei eu, nada cívico, porém, igualmente memorável, há algo mais a celebrar.
FELIZ 27 DE JULHO!