OBRIGADO FELIPÃO!

Luiz Felipe Scolari, conhecido apenas como Scolari ou como Felipão, nasceu em Passo Fundo, 9 de novembro de 1948. Atualmente comanda o Palmeiras.

Em 1997, após dirigir o Júbilo Iwata, do Japão, transferiu-se para o Palmeiras, foi vice-campeão do Campeonato Brasileiro do mesmo ano, perdendo o título para o Vasco da Gama, do artilheiro Edmundo, empatando as duas partidas finais, mas pelo fato do clube carioca ter melhor aproveitamento na primeira fase acabou ficando com o título.

Em 1998, após receber algumas críticas, deu a volta por cima com o time alviverde, sagrando-se campeão da Copa do Brasil, quando venceu a final da competição contra o Cruzeiro. E também conquistou um título continental: a Copa Mercosul, também em cima da Raposa.

Meses depois, em 1999, alcançou seu ápice no clube, conquistando a Libertadores da América, um título inédito, e novamente marcando seu nome na história de um clube brasileiro. No Mundial de Clubes, acabou novamente sendo vice-campeão, desta vez perdendo para o Manchester United por um placar mínimo, com direito a um gol mal anulado do meia Alex enquanto o placar ainda estava zerado.

Em 2000, o seu último ano de sua primeira passagem no clube, chegou mais uma vez a final da Copa Libertadores da América, onde fez uma semifinal épica contra o maior rival do Palmeiras — o Corinthians. E, novamente, viu seu time eliminar o maior rival nos pênaltis, mas acabou perdendo o título para o Boca Juniors também na decisão por penalidades. E, antes de deixar o clube, ainda esteve em frente a conquista do Torneio Rio-São Paulo, dando ao time a vaga na Copa dos Campeões, competição que daria vaga ao time na próxima edição da Libertadores.

Retorno ao Palmeiras

No dia 13 de junho de 2010, após semanas de especulações e negociações, foi oficializado seu retorno ao Palmeiras, após a Copa do Mundo. Assinou o contrato no dia 15 de julho de 2010.

No dia 11 de julho de 2012, conquistou a Copa do Brasil de forma invicta, interrompendo um jejum de 12 anos sem títulos nacionais da equipe.

Mesmo assim, devido a má campanha da equipe no Brasileirão, acabou deixando o Palmeiras no dia 13 de setembro de 2012. Em sua segunda passagem pelo clube, Felipão fez 165 jogos, sendo 70 vitórias, 50 empates e 45 derrotas, um aproveitamento de 52,5%. Somando suas duas passagens, dirigiu o Verdão em 407 jogos, somando 192 vitórias, 111 empates e 104 derrotas. Na história palmeirense, só fica atrás de Osvaldo Brandão, com 580 jogos, como treinador que mais vezes comandou equipe.

Mosaico realizado pela torcida Mancha Verde no Allianz Parque na partida da entrega da taça do Campeonato Brasileiro de 2018 com homenagem a Felipão

Terceira passagem pelo Palmeiras

Em 26 de julho de 2018, acertou seu retorno ao Palmeiras pela terceira vez. No dia 25 de novembro, sagrou-se campeão brasileiro ao vencer o Vasco da Gama, após conseguir uma campanha invicta por 23 rodadas desde sua chegada ao clube e o melhor turno da história dos pontos corridos.

Felipão se tornou o treinador mais velho a conquistar um Brasileirão e aumentou sua vantagem como o técnico brasileiro mais vencedor da história, com 27 títulos.

No dia 12 de março de 2019, em uma partida contra o Melgar, do Peru, Scolari se tornou o treinador brasileiro com mais jogos pela Copa Libertadores.

Gostaria de agradecer ao Sr. Luiz Felipe Scolari, embora na sua primeira passagem eu particularmente não gostava da escalação do então jogador Júnior Baiano, que eu acredito que nos fez perder o Mundial em 1999. Quanto a segunda, ser campeão com um time altamente limitado de 2012. Eu me tornei cada vez mais fã desse Senhor que eu torço para que não saia mais da Sociedade Esportiva Palmeiras!

Vinicius Moratta
Enviado por Vinicius Moratta em 26/07/2019
Código do texto: T6705425
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.