DIA DO MOTORISTA

“Ei, fi duma égua, tu num tá levando jumento não!”, diz o passageiro, dirigindo-se ao motorista, que desvia de um buraco e, para não cair em outro, dá aquela freada que lança todo mundo pra frente. Já vi motorista seguindo viagem na maior tranquilidade, como se aquilo não o atingisse, uma lição de autocontrole e inteligência emocional para mim, que perco o controle por menos.

“Vai descer, motorista!”; “Seu corno, tá surdo, vai desceeer!”. Reunidas, as vozes dos passageiros apoiam o colega que se distraiu e quase perdeu a parada, ou que não conseguiu alcançar a porta de desembarque a tempo, devido à lotação: “vai desceeeeeeeeer!”

“Motorista, abre a porta, tá amassando meu baião!”. Isso acontece. O motorista fecha a porta antes da hora e acaba prendendo algo, a mochila do rapaz, com a sua marmita, por exemplo, ou alguém. Já tive a bolsa presa até que a porta se abrisse, na parada seguinte.

Já pararam pra pensar como deve ser a rotina de um motorista? Um pouquinho de sensatez e empatia e podemos concluir que é um tanto difícil. Esse profissional que conduz vidas é quase um santo! E digo isso pelas minhas observações diárias. Eles lidam com gente de todo tipo: mal amada, mal humorada, revoltada, inconformada, antipática, impaciente, etc. Além de conviver com o medo de ser assaltado a qualquer momento, arriscando a própria vida. Um profissional que, imagino, vive em um contexto de estresse diário e que, além de tudo, é mal pago.

Hoje é o dia desse profissional em quem a população usuária do transporte público, equivocada e numa atitude infeliz, descarrega, muitas vezes, a indignação pela baixa qualidade do serviço, pelo aumento das passagens, pela superlotação, pela mudança de rotas das linhas, pelo trânsito lento, etc., como se tudo fosse culpa do motorista (às vezes o cobrador também paga o pato). Falando sério, gente, as pessoas não têm o mínimo de bom senso pra entender que o motorista é tão vítima do sistema quanto nós, que dependemos desse serviço diariamente.

Toda minha admiração ao motorista, especialmente ao do transporte público.

Maria Celça
Enviado por Maria Celça em 25/07/2019
Código do texto: T6704120
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.