Perdão. João Gualberto o Santo do Perdão: "...soubestes perdoar ao assassino de vosso irmão.. mostrai-me o caminho do perdão para ir ao coração de Deus e merecer o Céu. Amém!"

É bom viver o presente sem perder de vista os objetivos de seu PROJETO DE VIDA E PROFISSÃO SUSTENTÁVEL E CONQUISTAS.

J B PEREIRA

___________

Santo Padroeiro da Guarda e Engenharia Florestal.

Intercessão:

Localização:

Data: 12 de Julho

O chamado de Cristo em sua vida ocorreu de forma emocionante. Nascido na Itália, era jovem ainda quando o primogênito de sua família foi assassinado. Inconformado, quis vingar-se a todo custo da morte de seu irmão. Na Sexta-feira Santa de 1028, João Gualberto encontrou o assassino vagando sozinho numa estrada deserta da cidade e não teve dúvida: pegou sua espada contra o adversário que, ao vê-lo, abriu seus braços e caiu de joelhos pedindo perdão em nome de Jesus.

Segundo a tradição, ao ouvir a clemência, João Gualberto jogou a espada, desceu do cavalo e abraçou o inimigo. No mesmo instante, foi à igreja de São Miniato, onde, aos pés do altar, ajoelhou-se diante do crucifixo de Jesus. Então, conta-se que a cruz do Cristo se inclinou sobre ele, em sinal de aprovação pelo seu gesto. Naquele momento, ouviu o chamado: “Vem e segue-me”. Depois desse ocorrido, que foi presenciado por muitos outros fieis que estavam na igreja, uma grande paz invadiu sua alma e João Gualberto abandonou tudo para ingressar no mosteiro beneditino da cidade.

A partir desse dia, João Gualberto foi outra pessoa. Tornou-se um humilde monge e exemplar na disciplina às Regras, no estudo, na oração, na penitência e na caridade. Adquiriu o dom da profecia e dos milagres, sendo muito considerado por todos. A uma certa altura de sua vida cristã, foi para a floresta dos montes Apeninos, numa pequena casa rústica encontrada na montanha Vallombrosa. Lá, começou a receber inúmeros jovens em busca de orientação espiritual, graças à fama de sua santidade. Foi assim que surgiu um novo mosteiro e uma nova congregação religiosa, para a qual João Gualberto manteve as Regras dos monges beneditinos.

No início, o papa aceitou com reserva a nova comunidade, mas depois a Ordem dos Monges Beneditinos de Vallombrosa obteve aprovação canônica. Dali, os missionários se espalharam para evangelizar em outras cidades da Itália. Considerado herói do perdão, João Gualberto fundou outros mosteiros e veio a falecer no dia 12 de julho de 1073.

São João Gualberto, rogai por nós!

Oração

Amado São João Gualberto, que soubestes perdoar ao assassino de vosso irmão, intercedei por nossa Igreja. Senhor Deus, tende piedade de nós, quando achamos que perdoar as ofensas signifique fraqueza; quando contribuímos para o agravamento do ódio, da violência, do individualismo, da discórdia, da vingança, do fanatismo, da segregação, das injustiças, das guerras, dos morticínios; porque não sabemos e nem pedimos, com súplicas e orações, a graça de perdoar e de sermos perdoados. Amém.

Reflexão

São João Gualberto nasceu no ano 995 na Itália, na região de Toscana, em Florença. Abalado pelo assassinato do irmão Ugo, quis se vingar do assassino. Porém, em Deus, descobre a paz e desiste dessa ideia. É exemplo de perdão, de amor ao ser humano e fidelidade aos seus ideais.

https://www.miliciadaimaculada.org.br/espiritualidade/santo-do-dia?saintid=748
Enviado por J B Pereira em 19/07/2019
Reeditado em 19/07/2019
Código do texto: T6699295
Classificação de conteúdo: seguro