O VALOROSO DOM DA VIDA

Prólogo

Na data de hoje (11/07/2019) o dia, igual aos anteriores no Estado da Paraíba de uma forma geral e em particular na cidade de Campina Grande, amanheceu frio e chuvoso. Esse clima desestimula minhas caminhadas matutinas, porquanto aprecio sobremaneira o calor do sol na pele já curtida.

Por outro lado, permanecendo em casa, urdo textos novos, faço pesquisas, ouço músicas dos anos 60 a 90 (são mais românticas dos que os gritos e bamboleios loucos contemporâneos); estudo, leio, vejo filmes e noticiosos de meu interesse.

A MENINA QUE EU SEMPRE QUIS

Um dos meus amores (Fabianne) nasceu em 12/10/1981. Essa menina linda que eu sempre quis está sempre me estimulando para eu escrever novos ensinamentos com PALAVRAS EDIFICANTES (Grifei). Hoje não foi diferente.

Ao lhe enviar o meu sonoro bom dia e escrever: “Não sei o que seria de minha evolução espiritual sem sua ajuda” – Ela respondeu segura: “Não sei se ajudo muito. Mas saiba que eu sou a filha que vc tanto quis ter”. (SIC). – Aprecio sobremodo essa forma indômita (sem arrogância e/ou altivez) de responder!

Portanto, é com muito prazer que “escrevo estas mal traçadas linhas” (era sempre assim que os mais antigos iniciavam suas missivas. Lembram-se?) para homenagear minha doce menina Fabianne que, aos três e/ou quatro anos de idade, me acordava de um necessário cochilo para dizer cariciosa:

“Papai... O desenho do pato Donald vai começar” – e juntos assistíamos o desenho animado, na TV, dando gostosas risadas.

O VALOROSO DOM DA VIDA

Você pode ter defeitos, ser ansiosa, às vezes, ficar irritada com alguma bobagem... Isso faz parte dos seres humanos, mas NÃO ESQUEÇA que a sua vida é e sempre será o mais valoroso dom de Deus concedido a você e sua família. Só você poderá impedir que haja um retrocesso, um declínio em seu justo e merecido progresso.

Muitos lhe apreciam, admiram e amam! Seus vizinhos, amigos e amigas da faculdade, do trabalho e afins; seu marido, seus filhos e seus pais (sua mamãe Fátima e eu); seus irmãos, seus tios, noras, sobrinhos e sobrinhas; primos, primas e demais parentes, por exemplo. Carismática, cortês, educada e gentil... Você é muito e verdadeiramente querida por mérito exclusivamente seu!

Gostaria de lhe lembrar que ser feliz NÃO é ter um bosque encantado particular, sonhos coloridos num céu florido, poder caminhar por uma estrada sem acidentes, com pontes sólidas e confiáveis; trabalho sem cansaço, sem os sobressaltos de um telefonema inesperado informando sobre um mal-estar ou acidente de um ente querido.

Ser feliz NÃO É EXERCER uma função (missão) sem avaliações de desempenho injustas, assédios, descasos, ingratidões, perseguições; relações afetivas sem decepções! Ser Feliz é encontrar a força na simplicidade, esperança nas sofridas batalhas, segurança na arena do medo, assim como se sentiam os cristãos fervorosos ao enfrentarem os leões; amor na discórdia ou divergências de opiniões!

O FAISÃO FÊMEA DOURADO

Sua mãe e eu não somos um casal de faisões, mas você (filha amada Bianne) nasceu com a beleza de um faisão fêmea dourado. Seu sorriso tal qual o meu, empáfia à parte, reflete o esplendor do estio depois da tormenta! O nosso amor por você, tão intenso no passado, encontra-se inabalável e será eterno por séculos por conta de nossas evoluções espirituais necessárias. Creio nisso!

A FORTALEZA DO PORVIR

Ser feliz NÃO é só apreciar o sorriso, mas também refletir e combater as causas da tristeza; não é só celebrar os sucessos, mas aprender com as incompreensões, grosserias, ingratidões e derrotas nos períodos de crise, que vez por outra nos prostra no chão.

Mas dessa rasteira que não queríamos devemos nos levantar com o rosto resplandecente e a crença mais vigorosa na vitória. Nossos sentimentos não devem ser bloqueados, mas vivenciados intensamente, consentindo que emerjam cada vez mais fortes. Para isso é preciso usar com maestria as armas poderosas da qualificação, comunicação e informação.

Todos temos – se não temos desejamos – em nosso interior uma fortaleza crescente. Essa força está sempre sob intensa provação, não para testar um suposto merecimento dessa beatitude, mas para que cada um encontre dentro de si e em outras criaturas um espírito benfazejo para juntos continuarem evoluindo em busca da luz mais esplendorosa. É por essa razão que as famílias se formam e se reencontram.

CONCLUSÃO

Sonhamos com um mundo sem violência, tampouco sem medo; uma sociedade de paz e justiça, onde todos ganhem salários justos com seus trabalhos prazerosos. Desejamos um mundo com tolerância, esperança, respeito e amor entre os seres vivos (racionais e irracionais), onde todos possam celebrar a vida com um afetuoso abraço (símbolo de fraternidade e paz).

Todos nós devemos agradecer a Deus pelo VALOROSO DOM DA VIDA! Porque é sublime saber ouvir um NÃO! Também é sublime sentir-se seguro ao receber uma crítica no trabalho ou em outros quaisquer lugares, mesmo que demasiada severa e injusta.

Sublime é abraçar, beijar os filhos, mimar os pais, demais familiares, confraternizar-se com os amigos e amigas, mesmo quando eventualmente nos magoam! Todos temos de utilizar a dor para burilar o prazer e utilizar os obstáculos para abrir as janelas de nossas mentes sublimando a inteligência.

Enfim, minha querida filha Fabianne, meus diletos leitores e leitoras: Nunca desistam! Não renunciem às pessoas que os amam! Tampouco renunciem à felicidade, pois A VIDA é um espetáculo sobre-humano, especialíssimo e extremamente misterioso, é um VALOROSO DOM concedido por Deus.