24 Anos De Gol De Barriga! Fluzão Campeão!

Um gol de barriga! Essa foi a imagem deixada pelo Fluminense de Renato Gaúcho, naquele ano de 1995, conquistando o título do Campeonato Carioca após dez anos, com um time muito competitivo, antes do fantasma do rebaixamento, que viria nos anos seguintes. O gol foi de Renato Gaúcho, mas na súmula o árbitro deu o gol para o Ailton Ferraz.

No meio de campo, a técnica de Djair fazia a diferença na saída de bola do time, jogando ao lado do volante Márcio Costa. O time do Fluminense, ainda teria Vampeta se destacando como grande revelação do futebol brasileiro. No meio, mais para frente, os heróis do título carioca. Aílton e a grande estrela daquela equipe, Renato Gaúcho.

A equipe tinha no ataque o grande ídolo daquele time, o Super Ézio, importante para as boas campanhas do time no ano, falecido e 2011.

O campeonato começou de uma maneira ruim. O acanhado Madureira, em Conselheiro Galvão, derrota por 0 x 1. O clube tricolor das laranjeiras, começava a mal na Taça Guanabara. Disputada entre 16 equipes divididas em dois grupos. O primeiro colocado de cada grupo, em cada turno, teria um ponto extra. O vencedor do duelo entre os primeiros colocados dos dois turnos somados seria o campeão da Taça Guanabara e ganharia um ponto extra. Eram disputados dois turnos, de ida e volta com jogos dentro do grupo.

Após a derrota na estreia, o Fluzão venceu Americano, Bangu e Volta Redonda, antes do primeiro clássico do ano, contra o super Flamengo, no dia 12 de fevereiro. No Maracanã, com 98.907 torcedores, empate por 0 x 0. Depois disso, vitórias, contra Friburguense, Campo Grande e Madureira. Em seguida, um momento ruim: dois empates contra Americano e Bangu, além de uma derrota para o Volta Redonda.

O Fluminense tinha perdido o primeiro turno, com cinco vitórias, um empate e uma derrota, somando 16 pontos, um a menos que o Flamengo, que venceu um ponto-extra pra fase final.

No clássico seguinte vitória de 3 x 1 sobre o Flamengo, com gols de Renato Gaúcho e do volante Leandro Silva, além de um contra do zagueiro Jorge Luiz. O triunfo fez o Flu respirar, embora insuficiente. O time venceu o Friburguense, empatou com Campo Grande e Madureira, terminando o segundo turno com 12 pontos, com três vitórias, três empates e uma derrota, atrás de Flamengo e Volta Redonda, ambos com 14. Os empates tiraram o título do returno, que foi para o Flamengo, que ganhou outro pontos extra.

Na soma da fase, com 28 pontos em 14 jogos, o Fluminense ficou com três pontos a menos que o Flamengo, que foi para a final da Guanabara.

Na final da Taça Guanabara, entre Flamengo e Botafogo, o Fla fez 3 x 2 e ganhou seu terceiro ponto-extra na fase final, na qual o Tricolor entrava em séria desvantagem. Eram três pontos-extras para o Flamengo, um para o Botafogo e outro para o Vasco. Seriam jogos de turno e returno.

A estreia contra o América, com empate por 0 x 0. Na segunda partida, contra o Botafogo, no Maracanã, derrota por 0 x 1. No jogo seguinte, em vitória de 3 x 2 sobre o Vasco, com dois do centroavante Leonardo, o time se recuperou e começou a crescer no torneio. Venceu Volta Redonda e Enterriense, antes de novo clássico contra o Flamengo. E nesse clássico, nova vitória, agora por 4 x 3, com gols de Ézio, Renato Gaúcho e Rogerinho (2).

Após amistoso contra o Volta Redonda, com um time reserva, por 2 x 2, o Flu encerrou sua participação no turno com vitória de 1 x 0 sobre Bangu, o time encerrou sua participação no turno. Nesse momento, o Fluminense tinha 16 pontos. O Flamengo somara 11, mas com os três extras, aparecia com 14. Já o Botafogo tinha 15, mas com seu ponto-extra, chegada a 16. O Vasco aparecia com 12 pontos, sendo os 11 conquistados mais o ponto-extra.

Na estreia do returno, vitória de 1 x 0 sobre o América. Os três rivais venceriam. No clássico contra o Botafogo, empate sem gols. O Flamengo aproveitou e com a vitória diante do América, se aproximou. Agora, com os extras, o Fla tinha 20 pontos, mesma marca de Botafogo e Fluminense. O Vasco, com 16, ficava para trás.

Na partida seguinte, o Flu fez 1 x 0 no Bangu, com gol de Ézio, de cabeça. Botafogo e Flamengo venceram, sendo que este bateu o Vasco em clássico. E o jogo seguinte do Flu era um clássico contra o Vasco. E o empate por 0 x 0 tirou o time da ponta, graças a vitória do Botafogo sobre o Volta Redonda e goleada do Flamengo contra o Bangu. Flamengo e Botafogo lideravam com 26, contra 24 do Flu e 17 do já eliminado Vasco.

Restavam, três rodadas. O Tricolor bateu o Volta Redonda por 2 x 0, gols de Lira e Edinho. No clássico, o Flamengo fez 1 x 0 no Botafogo. Com isso, o Fla liderava com 29 pontos. O Flu vinha atrás com 27, o Botafogo tinha 26 e o Vasco 20. Faltavam duas rodadas e o jogo final seria entre Flamengo e Fluminense, no Maracanã.

Na penúltima rodada, contra o Enterriense, o Flu fez 3 x 0, no mesmo dia, o Flamengo aplicou a goleada de 5 x 0 contra o Volta Redonda. Tudo ficaria para a última rodada. O Flamengo com 32 pontos e o Fluminense com 30. Bastava o empate para o título do Fla. O Botafogo, com o empate com o Vasco, ia para 27 e estava eliminado.

A decisão aconteceria na última rodada, com um Maracanã lotado, contra o Flamengo, com 112.285 pagantes e mais de 120 mil presentes. No primeiro tempo, Renato Gaúcho e Leonardo fizeram 2 x 0 para o Flu. O Flamengo tinha um time fantástico. E com gols aos 26 e 32 do segundo tempo, empatou com Romário e Fabinho.

Aí foi a vez de brilhar as estrelas de Renato Gaúcho e Aílton. Aos 42 do segundo tempo, o meia chutou cruzado da entrada da área. A bola passou por Roger, antes de entrar, foi completada para a rede com um gol de barriga de Renato Gaúcho.

O Flu disputaria o Campeonato Brasileiro. E novamente, com uma defesa muito boa, foi campeão do primeiro turno em sua chave, já garantindo vaga na semifinal. Jogando dentro do grupo, foram onze jogos, com seis vitórias, três empates e apenas duas derrotas, com dez gols pró e quatro gols contra, a melhor defesa de todo o torneio.

A estreia na série A foi com vitória de 1 x 0 contra o Criciúma, nas Laranjeiras, com gol do herói Aílton. As derrotas foram em casa, contra a Portuguesa, por 0 x 1, e para o maior rival nessa fase, o Internacional, no Beira-Rio, também por 0 x 1. E com essa derrota, o Inter chegou na mesma pontuação que o Flu, mas com um jogo a menos. Ambos tinham 17, no primeiro lugar da chave.

No jogo seguinte, em Minas, o Inter fez 1 x 0 no Atlético-MG, chegando aos 20 pontos. A rodada seguinte poderia definir a vaga do Inter, mas, em casa, perdeu da Portuguesa por 0 x 1. Aproveitando isso, o Fluminense, nas Laranjeiras, com Ronaldo cobrando pênalti, fez 1 x 0 no Goiás e chegou aos 20 pontos. E o saldo de gols do Flu era um melhor que o do Inter. E na última rodada ambos jogavam fora de casa. O Inter, no Morumbi, empatou em 1 x 1 com o São Paulo. Já o Fluminense, no Mineirão, contra o Atlético-MG, contra quem havia perdido em um amistoso antes do torneio, empatou por 0 x 0 e se garantiu na semifinal do torneio.

No segundo turno, o Flu enfrentaria os clubes da outra chave, mas já classificado para as semifinais, relaxou. Em 12 jogos, foram apenas duas vitórias, sete empates e três derrotas, com nove gols pró e 12 contra. Contra o Flamengo, no nacional, mais um jogo sem perder: empate por 0 x 0.

Na semifinal, o Flu enfrentaria o vencedor do segundo turno na sua chave, que pela campanha melhor em todo o torneio, decidiria em casa com vantagem dos resultados iguais.

Contudo, no jogo de ida, no Maracanã. o Fluminense foi muito bem e goleou por 4 x 1, com gols de Renato Gaúcho, Ronaldo, Leonardo e Cadu. Contudo, na volta, no Pacaembu, com Giovanni jogando muito, o Fluminense acabou derrotado por 2 x 5 e ficando de fora da final. Rogerinho marcou os dois gols do Tricolor.

Contando amistosos, foram 64 jogos em 1995, com 31 vitórias, 20 empates e apenas 13 derrotas, com 94 gols marcados pelo clube.

Vinicius Moratta
Enviado por Vinicius Moratta em 27/06/2019
Reeditado em 28/06/2019
Código do texto: T6683333
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.