Saudades Do Comédia MTV
O Comédia MTV foi um programa de televisão brasileiro, do gênero humorístico produzido pela MTV Brasil. Estreou em março de 2010[1] e em 2012 mudou de formato, perdendo quatro dos nove integrantes, passando-se a se chamar Comédia MTV Ao Vivo.
O elenco do programa reúne os humoristas Bento Ribeiro, Dani Calabresa, Fabio Rabin, Guilherme Santana, Marcelo Adnet e Rafael Queiroga, além da equipe do Deznescessários (Paulinho Serra, Tatá Werneck e Rodrigo Capella); jovens atores que fazem parte da cena stand-up comedy do Brasil. O programa é dirigido por Rafael Queiroga e Gabriel Barros e vai ao ar na terça-feira, às 22h30, sendo reprisado na quarta (00h30), quinta (16h30),sábado (22h15) e aos domingos. Ao contrário do seu antecessor, Furfles MTV, o Comédia não possui temas. Em 2010 o programa contou com um amplo grupo de redatores e colaboradores da área da humor, entre eles Rafael Queiroga, Álvaro Campos, Teo Poppovic, Yuri Moraes, Flávia Boggio, Pedro HMC, Marcelo Zorzanelli, Sansa F. e Marcel Aires. Em 2011, o programa passou a trabalhar com o esquetes escritas pelo próprio elenco, tendo apenas Teo Poppovic como redator externo e Rafael Queiroga como redator final.
As gravações do programa alternam entre o chroma-key, gravações externas e o cenário que reproduz um bar, onde fica também a plateia do programa. Apresenta sketches com um humor surreal e imprevisível, muitas vezes humor negro, mas abordado com inteligência. Segundo o próprio Marcelo Adnet, o Comédia MTV tem como principais influências o grupo inglês Monty Python, além de TV Pirata, Saturday Night Live e Human Giant. Muitas vezes, os membros do programa se autodepreciam, como quando Marcelo Adnet fingiu brigar com a plateia e reclamou do salário, as frequentes piadas que questionam a sexualidade de Rodrigo Capella, ou nas inúmeras vezes em que Paulo Serra caçoou de sua própria calvície. Tal irreverência humorística rendeu ao programa o Prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) de Melhor Programa de Comédia 2010. O programa, em 2010, contou ainda com colaborações externas, exibidas nos blocos chamados "Comédia Extra", apresentando estilos de comédia diferentes do feito no programa principal. Os colaboradores do Comédia Extra foram o videoblogueiro PC Siqueira e os grupos de comédia Galo Frito e GANGBANG. Com a diminuição do programa para 45 minutos em 2011, o bloco foi extinto. Entretanto, o Comédia MTV não deixou de ter colaboradores.
Em março de 2011, o programa passou a ter apoio do grupo de humor paulistano-santista Salt Cover (mantido desde 2008 no Youtube pelo editor profissional Igor C. Barros e que desde 2010 possui integrantes próprios) na parte das sátiras gráficas para os esquetes do Comédia, além de contribuir para os roteiros de alguns deles.
Em 2011, com direção de Gabriel Barros, o programa suspendeu o cenário fixo e começou a trabalhar mais com externas e cenários alternantes do que com o chroma key. Também passou a trabalhar com uma equipe mais concisa e organizada que incluía, além das vinhetas do Salt Cover e trilha de Arthur Joly, os diretores de fotografia Lourenço Parente e Rafael Martinelli, os cenógrafos Bruno Paes e Sabina Ciari, os assistentes de direção Fernando Garrido e Gabriel Giacomo, o finalizador Cauê Bravim e o montador Rafael Costa. O visual e acabamento do programa melhoraram perceptivelmente, assim como a qualidade das esquetes. Uma linha humorística bastante utilizada pelo Comédia são os videoclipes. Suas músicas são, geralmente, paródias de algumas já existentes, ou criadas pela própria equipe para satirizar e/ou criticar situações cotidianas, com bom humor. Tal tipo de humor foi tão bem explorado pelo programa, que a MTV reservou à grade um espaço destinado somente à exibição destes clipes, o Clipes Comédia. O Comédia MTV é um dos responsáveis pelo rápido aumento de audiência da MTV. Estima-se que, durante a última reestruturação da emissora, esta obteve o dobro de audiência dos anos anteriores.
No final de 2011, a direção da MTV encabeçada por Helena Bagnoli e Zico Góes decidiu suspender os últimos programas inéditos do ano e demitir a equipe que produziria o programa até dezembro. O Comédia continuou sendo produzido até o fim de outubro. Durante esse tempo uma nova temporada do programa em 2012 foi uma incógnita; mas ela foi confirmada, mas com um novo formato: o Comédia MTV Ao Vivo. Em outubro de 2011, Fábio Rabin deixa a MTV com o fim de seu contrato. Após algumas aparições no fim deste ano no Pânico na TV, na época na RedeTV!, assina contrato com o SBT. Logo depois, antes de fechar o elenco para a próxima temporada, Gui Santana e Rafael Queiroga também deixa a atração, sendo que o primeiro assinou com o Pânico e o segundo foi apresentar seu próprio programa, o Elmiro Miranda Show. No verão de 2012, o programa passou a ter 15 minutos mas sem esquetes inéditas e era exibido diariamente. Em 2012, durante a terceira temporada, Rodrigo Capella deixou o programa para participar do reality show A Fazenda.