Amélia, mulher de verdade

       O nome dela lhe  caíra que nem luva. Foi registrada com o nome de Amélia por seus pais, parece com muita convicção.  Era homenagem a uma tia baiana, engomadeira, que também conhecia a arte de fazer quitutes gostosos. E Amélia que também era Laurinda, herdou de sua tia a arte de cozinhar e  o  nome  Amélia Laurinda     Não foi rica em vida. A riqueza que possuía não era material, era a riqueza que a levou a um pedestal tão singular, o pedestal da garra e do saber viver. Estudou, estudou e encontrou no magistério o seu jeito de relacionar-se com o mundo. Era refinada e muito educada. O berço não lhe impediu que chegasse onde chegou, com muita luta e muito amor. Gostava de colecionar amizades.Os amigos a respeitavam e dela tinham orgulho pelo muito o que fez em vida. Amava a literatura e gostava muito dos autores brasileiros. Era nacionalista nata. E o maior orgulho que tinha era ter nascido na Bahia. Caymi, Gil e Caetano eram seus ídolos.
       Amélia querida, festeira por natureza, saudades de suas festinhas de aniversário em que nos reuníamos para celebrar a vida. A vida que você recebeu de Deus e tão bem  a conduziu aqui na Terra.
       Amélia não envelheceu antes do tempo.Pelo contrário, conservou muitos anos a altivez e a beleza da mocidade. Prezava muito a aparência física. Gostava de se vestir bem e estava sempre arrumada de acordo com a moda. Era alta. Seu físico se prestava para isso. O seu lado feminino era indisccutível. Argolas sempre às orelhas. Era o seu charme. Dizia:" mulher sem brinco, não está completamente arrrumada.". E olha que convencia. Toda vez que com ela saía, procurava caprichar no visual e colocava os famosos brincos.
       Amiga, do outro lado da vida, você há de sentir o quanto é amada. Sempre foi agregadora e gostava da companhia dos amigos. Seu jeito às vezes, era irônico. É sinal de inteligência. Machado de Assis também o foi. Nós também aceitávamos  com humor suas brincadeiras. Tinham a sutileza de Amélia.
       Você foi lutadora da vida. Não foi pessoa sozinha. Fez muitos amigos. Pessoa enriquecedora, amável, companheira acima de tudo. Nossa  saudade é imensa. Quanto mais o tempo passa, mais nos sentimos órfãos de você.

       
 Amélia... tive a honra em vida de conviver com você, mulher de verdade.
 
Vilma Tavares
Enviado por Vilma Tavares em 20/05/2019
Código do texto: T6651980
Classificação de conteúdo: seguro