AYRTON SENNA TETRACAMPEÃO MUNDIAL EM 1994 PELA WILLIAMS-RENAULT

A Temporada de Fórmula 1 de 1994 foi a 45ª realizada pela FIA. Tendo como campeão o alemão Michael Schumacher, da equipe Benetton, e o vice-campeão foi o inglês Damon Hill, da Williams.

A temporada foi marcada pelas mortes do austríaco Roland Ratzenberger (no treino classificatório) e do tricampeão Ayrton Senna, no GP de San Marino. Ocorreram mais acidentes graves, como os de Rubens Barrichello (no treino de sexta-feira em San Marino), o de Karl Wendlinger, em Monte Carlo (nos treinos), Pedro Lamy (durante teste em Silverstone), Andrea Montermini, na Catalunha (nos treinos), Jean Alesi e J.J. Lehto, ambos durante testes) sem consequências fatais. A quantidade de acidentes graves aumentou muito, por causa da proibição de todos os sistemas eletrônicos do carro como a suspensão ativa, o controle de tração, cambio automático, acelerador eletrônico, freios ABS e o diferencial autoblocante ajustável. Eles ajudavam na estabilidade dos carros na pista, na tentativa de proporcionar um maior equilíbrio entre as equipes, com a elevada potência dos motores sendo mantida, os carros ficaram muito mais instáveis, praticamente indomáveis. Pelos acidentes e mortes, a Fórmula 1, na sua organização e no seu formato de disputa naquele momento, voltou a ser alvo de pesadas críticas por parte da opinião pública mundial, chegando a perder em faturamento e audiência (sobretudo com a morte de Senna, o grande ídolo da categoria no início dos anos 90), fatores somados que levaram a FIA a repensar as regras e critérios para as temporadas seguintes, principalmente no tocante à segurança. Muitos consideram a temporada de 1994 o início de uma nova era dentro da categoria, dominada pelos alemães.

Tudo até aqui é verdade, a partir do então, vamos voltar ao tempo e supor como poderia ter sido em caso desobrevivência do Ayrton Senna. O maior piloto que já existiu, segundo o austríaco Niki Lauda.

Abaixo seguem como poderia ocorrer a disputa entre Ayrton Senna e Michael Schumacher.

GP Do Brasil: Ayrton Senna larga na pole, abandona a corrida. Michael Schumacher vence. Placar: Schumacher 10. Senna 0.

GP Do Pacífico: Ayrton Senna larga na pole, abandona a corrida. Michael Schumacher vence. Placar: Schumacher 20. Senna 0.

GP De San Marino: Ayrton Senna larga na pole, sofre um acidente e...SOBREVIVE. Michael Schumacher vence. Placar: Schumacher 30. Senna 0.

GP De Mônaco: Ayrton Senna larga na pole, faz a volta mais rápida e vence a corrida. Michael Schumacher, chega em segundo. Ayrton Senna vencer com a Williams, era questão de tempo Placar: Schumacher 39. Senna 10.

GP Da Espanha: Ayrton Senna vence. Schumacher chega em segundo. Placar: Schumacher 48. Senna 20.

GP Do Canadá: Schumacher vence. Ayrton Senna chega em segundo. Placar: Schumacher 57. Senna 29.

GP Da França: Schumacher vence. Ayrton Senna chega em segundo. Placar: Schumacher 66. Senna 38.

GP Da Grã-Bretanha: Ayrton Senna vence. Schumacher é punido e não disputa a prova. Placar Schumacher 66. Senna: 48

GP Da Alemanha: Ambos abandonam a prova. Vencida por Gerhard Berger.

GP Da Hungria: Schumacher vence. Ayrton Senna chega em segundo. Placar: Schumacher 76. Senna 57.

GP Da Bélgica: Ayrton Senna vence. Schumacher é punido e não disputa a prova. Placar Schumacher 76. Senna 67. A diferença caiu para apenas 9 pontos!

GP Da Itália: Ayrton Senna vence. Schumacher é punido e não disputa a prova. Ayrton Senna, da Williams-Renault, passa a liderar o campeonato com apenas 1 ponto a mais que o vice-líder da competição Michael Schumacher, da Benetton-Ford.

GP De Portugal: Ayrton Senna vence. Schumacher é punido e não disputa a prova. Placar Ayrton Senna 87. Michael Schumacher 76! (A disputa ainda está aberta).

GP Da Europa: Michael Schumacher vence. Ayrton Senna chega em segundo. Placar Ayrton Senna 96, Michael Schumacher 86.

GP Do Japão: Ayrton Senna vence. Michael Schumacher chega em segundo. Placar Ayrton Senna 106. Michael Schumacher 95. Ayrtonnnnn Senna do Brasilllllll tetracampeão mundial de Fórmula 1, narra Galvão Bueno! O título está decidido! Schumacher não pode mais alcançar Ayrton Senna na classificação, porque em caso de Vitória de Schumacher e abandono de Ayrton Senna, Schumacher perde o campeonato por 1 único ponto!

GP Da Austrália: Michael Schumacher e Damon Hill se estranham na pista, o que de fato ocorreu. A corrida cai no colo de Ayrton Senna, no entanto o mesmo deixa o amigo e também sobrevivente de acidente em Ímola Roland Ratzenberger passar e este vence a corrida com a modesta MTV Simtek Ford. Garantindo um lugar no cockpit do circo da Fórmula 1 para o ano de 1995.

Vinicius Moratta
Enviado por Vinicius Moratta em 01/05/2019
Código do texto: T6636284
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.