DEMETRIUS

Faleceu em São Paulo de parada cardíaca, no dia 11 de março de 2019, aos 76 anos, o cantor e compositor Demetrius, nascido no Rio de Janeiro, um dos pioneiros do rock brasileiro, já que começou sua carreira, segundo a Wikipedia, em 1958, e mais tarde se notabilizou no movimento Jovem Guarda, aparecendo várias vezes no famoso programa apresentado por Roberto Carlos nos anos 1960.
Entre seus sucessos, que vão do rock chistoso ao romântico com um viés na música sertaneja (ele foi inclusive fazendeiro), podemos citar "O ritmo da chuva", "O cigarro", "A bruxa", "Corina, Corina", "Ternura", "Não presto mas te amo", "Inveja", "Linda, meu bem" (esta última era hilária, com um apaixonado - o amor é cego - elogiando as belezas de sua amada: "Linda, meu bem/que será q'ocê não tem?/se eu já conferi "dereito" e não vi defeito em você meu bem" e por aí afora: "os braços são que nem dois ganchos quase me desmancho pra lhe abraçar" "idade ela tem avançada mas pega na enxada e trabalha por dez/nas mãos não falta nenhum dedo, ela só faz segredo com os dedos dos pés".
Demetrius tinha um timbre diferente, inconfundível, muita dignidade em suas apresentações e nunca se soube, que eu saiba, de nada que o desabonasse em seu caráter. Era um artista exemplar.
Infelizmente a mídia o esqueceu facilmente e há muito tempo, embora ainda estivesse em atividade. Eu só ontem soube de sua morte e assim mesmo porque resolvi pesquisar alguma coisa sobre ele na internet.

Rio de Janeiro, 4 de abril de 2019.