JIRAU DOS CÉLEBRES: CAROLINE HERSCHEL

HERSCHEL: O FEMININO CÉU NOTURNO

Caroline Lucretia Herschel (Hanôver, 1750 — Idem, 1848) foi uma astrônoma germano-britânica nascida de uma familia de músicos alemães. Em 1772 se mudou para a Inglaterra para ficar com seu irmão, o astrônomo William Herschel. Depois de aprender astronomia sozinha e matemática com a ajuda de seu irmão, ela se tornou sua assistente. Sua contribuição mais significativa para a astronomia foram as descobertas de vários cometas, especialmente o cometa 35P/Herschel-Rigollet, além de uma galáxia elíptica (a M110) e uma nebulosa. Em 1787, Herschel foi nomeada assistente do Astrônomo da Corte, tendo sido a primeira mulher a ocupar esse cargo e a primeira mulher a ser paga por sua contribuição. Herschel tornou-se reconhecida em toda a Europa. Tanto em importante colaboração com seu irmão como sozinha, ela descobriu muitos cometas novos. Recebeu uma série de prêmios por seu trabalho, incluindo a Medalha de Ouro da Royal Astronomical Society, em 1828. Em seu aniversário de 96 anos, ela também recebeu uma Medalha de Ouro da Ciência do Rei da Prússia (1846), tendo sido uma astrônoma autodidata. Juntamente com seu irmão William Herchel (O descobridor de Urano) Caroline encontrou 2.400.objetos astronômicos.

Enzo Carlo Barrocco
Enviado por Enzo Carlo Barrocco em 17/03/2019
Código do texto: T6600192
Classificação de conteúdo: seguro