Homem santo...

Homem santo - e tanto - foi o Padre Libério, falecido em 1980, ao cabo de uma vida longeva, de mais de noventa anos. Por onde passou, a virtude, a paz e o bem semeou. E pode colher em vida a graça do Altíssimo e o reconhecimento do povíssimo.

Sempre na humildade, muito caminho trilhou, do cabo da enxada a uma vida à fé inteiramente dedicada. Inumado na pequeninaLeandro Ferreira, após várias cidades se digladiarem para receberem a honra de lhe dar o abrigo final na terra, é para os altares que caminha o processo de sua beatificação, deflagrado pela Diocese de Divinópolis.

Muito se diz sobre a sua virtuosa passagem pela terra. Testemunhos eloquentes falam de graças alcançadas sob a sua intercessão. O museu de pertences e ex-votos, abarrotado de peças, e mementos em Leandro Ferreira, é prova que reforça a crença em sua santidade. Romarias se fazem regular e crescentemente para aquele logradouro, avivando esperanças de curas impossíveis.

Vi-o em pessoa, uma única vez, quando menino de meus seis ou sete anos, ele passou pelo meu povoado do Brumado, sempre cercado de fiéis e curiosos. Na oportunidade, dava sua bênção em uma casa vizinha.

Sua figura mirrada, e destituída de formosura, agravava-se por uma incontinência de protender a língua involuntária e continuadamente, condição que, diziam os maiores, ser ar-de-estupor. Tive medo, e vai ver que daquele temor as minhas amígdalas, já nada amígdalas, tiveram que enfrentar o bisturi.

Alguma coisa anedótica também se falava daquele devotado e humilde religioso, até nas melhores, ou piores, das intenções...Uma delas era a de que jamais usava um cabide ou gancho para repousar seu chapéu quando visitava algum fiel, tão-somente o colando à nua parede...Já ouvi também a manifestação de que, homem do campo, Libério era arguto e de muito fino senso observacional, e que por conhecer o ciclo de pragas e enfermidades, sabia muito bem prescrever o seu fim, o que era então percebido como graça alcançada.

Hoje, batalhando pirricamente contra os pernilongos que me assediam em tempo integral, acho grande, mas nem sempre completa eficácia nos cortinados de filó...mas os danadinhos contam e descontam nas minhas horas de exposição...e à sua picada, sou alérgico - pacas e picas!

Agora há pouco, em meio a uma tarde que anunciava chuva, que chegou finalmente, recebo de mamãe uma daquelas raquetes que se nunca eliminam todos esses insetos, pelo menos nos dão aquela agradável sensação de alívio a cada explosãozinha quando a raquete os toca...

...e judiciosa, mamãe completa, rememorativa de seus tempos ainda mais remotos e de mais ciência do que os meus verdes 68 anos:

- O Padre Libério é que dizia que não convém a benzeção contra os pernilongos pois, uma vez eliminados, vêm marimbondos em seu lugar...

Paulo Miranda
Enviado por Paulo Miranda em 15/03/2019
Código do texto: T6598823
Classificação de conteúdo: seguro