PRIMEIRO ANO SEM ELA

Hoje faz um ano sem dona Fransquinha, ela se foi com 84, mas, com capacidade mental de viver eternamente.

Deixou bordados inacabados, um guarda roupas cheio de coisas que faziam parte de um acervo que juntou por anos, várias histórias bem humoradas, um vazio num habitat que se alimentava de seus atos e palavras.

Não fomos capazes de retribuir tudo o que ela fez por nós, falo por mim como filho e por amigos, conhecidos e vários familiares.

Dela muitos de nós carregará uma herança que nem saberemos do que, mas, na hora certa saberemos encontrar sua presença bem viva.

Sinto por ela uma saudade sólida e, muitas vezes sofro por não ter dado a ela uma vida melhor. No entanto, quando tento traduzir este "melhor" não consigo. Somos uma família simples que ainda tenta ganhar seu lugar na vida, e não falo de cargos e dinheiro, falo de pessoa e de consciência.

Não vai demorar e a gente se encontra e, se for permitido encontros, tenho certeza que mesmo ela tendo consciência de todas as nossas fraquezas e falhas, nos receberá com o carinho de sempre.

Não quero ver minha mãe como alguém que passou e pronto. Quero acreditar que ela não foi em vão, que fez o seu melhor, que clareou nossas estradas o máximo que ela pode e, que agora vai ganhar uma nova armadura para continuar sua missão e nos esperar para comemorar muito.

Minha mãe acreditava numa vida em movimento. Muitas vezes ela se via limitada pelo corpo ou por condições outras e somente nestas horas era possível sentir seu desespero de joelhos nos pés da impotência.

Seu maior legado instalei em mim, por isso é que tenho latente um grande amor pela vida e a certeza do infinito sem a necessidade de viver como gado e sem ter que possuir sonhos gerenciados por intermediários.

Sentirei saudades do seu riso ao me receber, de suas confidências e de suas preocupações.

Perdi a única pessoa que era capaz de me sentir e de me entender na integra, para isso bastava olhar para meus olhos, ouvir a minha voz ou outras coisas que nem eu era capaz de entender.

Dedicarei a ela as melhores coisas que eu fizer e meus melhores pensamentos.

Até breve Mãe!

jrogeriobr
Enviado por jrogeriobr em 08/03/2019
Reeditado em 28/10/2019
Código do texto: T6593284
Classificação de conteúdo: seguro